Bancários entregam pauta de reivindicações à Fenaban e negociam no dia 8
O Comando Nacional dos Bancários entregou à Fenaban, nesta terça-feira (30), em São Paulo, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013. A primeira rodada de negociações foi marcada para o dia 8 de agosto, quando será discutido o bloco sobre condições de trabalho, que envolve saúde do trabalhador, metas abusivas, assédio moral e segurança bancária.

Foto: Maricélia Franco
Participaram da entrega da pauta de reivindicações, Hermelino Neto, secretário geral da Federação dos Bancários; Augusto Vasconcelos, vice-presidente do Sindicato da Bahia; e Ivânia Pereira, diretora do Sindicato de Sergipe. Para Hermelino, o momento da campanha salarial deste ano é favorável aos bancários, principalmente, pelo poder de luta da categoria para conquistar um grande acordo.

Foto: Maricélia Franco
Também foram entregues nesta terça às direções do BB e da Caixa, após a reunião com a Fenaban, as pautas de reivindicações específicas. A primeira rodada de negociações com o BB foi marcada para 14 de agosto, às 13h, em Brasília, também sobre o tema saúde e condições de trabalho. Com a Caixa, o calendário de negociações será definido nos próximos dias.
A Campanha Nacional dos Bancários deste ano tem como eixos centrais reajuste de 11,93% (inflação projetada do período mais aumento real de 5%), elevação do piso salarial ao valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 2.860,21), defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral.
Calendário das negociações - A primeira rodada de negociação, no dia 8 de agosto, será sobre condições de trabalho. Por considerarem um dia pouco, os bancários propuseram que as negociações sobre o tema continuem no dia 9. O coordenador da mesa da Fenaban disse que vai consultar os bancos e dará uma resposta. O calendário geral das negociações será acertado na reunião do dia 8.
Com informações da Contraf

