Menu
redes sociais 2023

Bancários param agências em Salvador contra o golpe

O dia amanheceu com protestos por todo o país. Os movimentos sociais e os trabalhadores de diversas categorias se manifestam contra a tentativa de golpe em curso no país. Na categoria bancária, a mobilização é cada vez mais crescente.

manifestacao golpe bahia

As unidades do Centro de Salvador e principais cidades do Estado já estão paralisadas nesta sexta-feira (15/04) e vão retardar o funcionamento dos bancos em uma hora.

Diretores do Sindicato da Bahia se encontram na frente das unidades para os comitês de esclarecimento. Como o diretor de Comunicação da entidade, Adelmo Andrade, que explica o porquê da paralisação. "Essa tentativa de golpe pode marcar um regresso de 40 a 50 anos de luta bancária. E isso não pode acontecer", afirmou. Por todas as unidades, a adesão é grande da categoria.

Os trabalhadores também denunciam o plano de governo lançado pelo PMDB, chamado de Ponte para o Futuro, que coloca nas costas do povo a saída da crise. O programa prevê a terceirização das atividades fim, que pode acabar com muitas categorias, a extinção da política de valorização do salário mínimo, a flexibilização da CLT.

Tem ainda proposta que tenta tirar os sindicatos da mesa de negociação coletiva, com o claro objetivo de enfraquecer o poder de diálogo das categorias. As ameaças realmente são muitas.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, alerta ainda que o grande capital apoia o golpe com o claro intuito de cortar direitos. "Não podemos aceitar. Queremos investimentos em políticas sociais e a valorização do trabalhador, não o contrário", conclui.

SEEB-BA

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar