Menu
redes sociais 2023

Bandidos atacam transportadora de valores em Eunápolis

A cidade de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, viveu um momento de terror nesta madrugada de terça-feira (06) com um ataque de um grupo de assaltantes à sede transportadora de valores Prosegur. Foi utilizado armamento pesado, como fuzis ponto 50, granadas e dinamites, para explodir a empresa.

ataque eunapolis ea6fc

No ataque, um trabalhador de segurança morreu e outros cinco funcionários ficaram feridos. Além disso, um grupo de trabalhadores de uma empresa que esperava o transporte foi feito refém. “Durante mais de meia hora nos usaram como parede humana”, afirmou uma das vítimas. Também os pais de um bancário foram feitos reféns durante a fuga dos bandidos, mas liberados pouco tempo depois. No assalto, os assaltantes dominaram as forças de segurança da cidade, bloquearam as BR 101 e 367 e as saídas da companhia de polícia.

O Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia divulgou nota se solidarizando com a família do trabalhador vigilante que faleceu e com os trabalhadores feridos. Além disso, a entidade sindical destaca a insegurança do sistema bancário e de guarda de valores, que sofrem com os ataques de bandidos, e lembra que os bancários e vigilantes “têm cobrado sistematicamente o investimento em tecnologia e segurança” aos bancos.

O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, declarou a preocupação da entidade com este tipo de ataque contra uma transportadora de valores, recordando que no ano passado ocorreu um semelhante em Irecê, mas contra uma agência do Banco do Brasil. Afirmou que a Federação está atenta à situação e solicitará uma audiência para tratar do problema com o secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel.

Projeto de lei – Para o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), autor do projeto de lei 7.447/2017 que propõe controlar com maior rigidez a produção, estoque e transporte de explosivos, este episódio da explosão em Eunápolis, de uma empresa de segurança, dá uma demonstração clara da ampliação da violência.

“Temos um projeto de lei, a pedido da categoria dos bancários, que trata do transporte de explosivos. Esse PL deve ser votado agora, na Semana de Segurança. Esse transporte precisa ser fiscalizado, ter um acompanhamento de perto. Esse livre trânsito dos explosivos tem causado os ataques a agências bancárias", avaliou o deputado Davidson Magalhães.

Nota do sindicato – Leia abaixo a nota divulgada pelo Sindicato dos Bancários do Extremo sul da Bahia:

O Sindicato dos Bancários do Extremo sul da Bahia está atento às informações sobre o terrível assalto ocorrido em Eunápolis, na madrugada desta terça feira, 06/03, quando um grupo de assaltantes fortemente armados invadiram uma empresa de transporte de valores. Lamentavelmente, um trabalhador segurança morreu e outros cinco funcionários ficaram feridos. Um grupo de trabalhadores de uma empresa que esperava o transporte foi feito refém. “Durante mais de meia hora nos usaram como parede humana”, afirmou uma das vítimas. Soubemos também que os pais de um colega bancário foram feitos reféns durante a fuga, mas liberados em poucos instantes, apesar do terrível susto e apreensão. Os assaltantes dominaram as forças de segurança da cidade, bloquearam as BR 101 e 367 e as saídas da companhia de polícia.

O Sindicato dos Bancários do Extremo sul da Bahia solidariza com a família do trabalhador vigilante enlutada e torce pela plena recuperação dos feridos,
Infelizmente, trabalhadores vigilantes e bancários e a própria população são alvos fáceis da fúria dos bandidos. Esse é um dos vários casos que revelam a insegurança do sistema bancário e de guarda de valores. Ao longo dos anos, bancários e vigilantes têm cobrado sistematicamente o investimento em tecnologia e segurança para a classe patronal, que preferem economizar em prejuízo da vida dos trabalhadores.

O assalto, apesar de sua forte contundência e planejamento, demonstra fragilidade da segurança pública. Continuaremos na luta pela segurança dos trabalhadores e de toda a população.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

Foto: Radar64

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar