Comando Nacional derrota propostas de arrocho salarial

Pela primeira vez, desde o início da Campanha Nacional da categoria bancária, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou, nesta quinta-feira (27/8), uma proposta de reajuste sem arrocho nos salários e demais verbas, porém ainda sem aumento real. O reajuste proposto avançou para a reposição total da inflação (100% do INPC, estimado em torno de 4%, para o período de 12 meses encerrado em 31 de agosto).
O índice seria aplicado para todas as cláusulas econômicas (salários e demais verbas), menos nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), que seriam reajustados pelo IPCA, da seguinte forma:
- VA: reajuste conforme inflação para “alimentação em domicílio”, medida pelo IPCA, com estimativa de 2,99% para a data-base da categoria; Com esse reajuste, a perda real no VA seria de 1,1% em relação ao INPC.
- VR: Reajuste salarial conforme a inflação da “refeição fora do domicílio”, medida pelo IPCA, com estimativa de 4,39% para a data-base da categoria.

Mais avanços
O Comando também avançou em relação à PLR. No lugar da proposta anterior de congelamento, a Fenaban apresentou a correção do INPC, nos tetos e nas parcelas fixas da PLR.
Outros avanços do Comando Nacional ao longo das rodadas anteriores foram negociações na RN-1; na proteção dos trabalhadores em relação à gestão ética da tecnologia (monitoramento digital não invasivo); no direito à desconexão; e nas cláusulas de combate ao assédio.
A presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe Andréia Sabino, o presidente do Sindicato da Bahia Elder Perez e o presidente do Sindicato de Sergipe Adilson Azevedo seguem em São Paulo, para seguir na luta por aumento real nos salários e demais verbas econômicas.
O Comando e a Fenaban voltam a negociar nesta sexta-feira (28), com comprometimento dos bancos de trazerem uma nova proposta de reajuste.
Fonte: Contraf.

