Começa a 27ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe
O auditório do Hotel Portobello, em Salvador, ficou lotado da na noite desta sexta-feira (18/7) para a abertura da 27ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe. O evento segue até domingo (20), com a discussão de temas de grande relevância para a categoria, como a inteligência Artificial e o futuro do trabalho; Sistema Financeiro Global, políticas de juros do BC e regulamentação do Sistema Financeiro brasileiro; a função antissocial dos bancos e o adoecimento generalizado da categoria; importância das mídias alternativas para a democracia no Brasil e conjuntura política e econômica.
“É com um enorme sendo de responsabilidade e emoção, que declaro aberta a 27ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe. Essa não é uma Conferência qualquer. É a primeira do novo mandato — e é também a primeira Conferência da história da nossa Federação presidida por duas mulheres. Esse momento representa muito mais do que uma mudança na presidência, representa a quebra de uma barreira histórica. Representa o reconhecimento da força das mulheres no movimento sindical, nas agências, nos comitês, nas ruas, nas negociações. Representa uma nova etapa, que honra o passado, mas que não tem medo de mudar o presente e construir o futuro”, declarou emocionada a presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Andréia Sabino.
Ela destacou a importância do momento, reconhecendo a importância de todas as mulheres que atuam no movimento sindical. “Eu não chego aqui sozinha. Carrego comigo a luta de tantas que vieram antes para construir com muita coragem esse momento tão importante para representar uma categoria composto por tantas mulheres e carrego também o compromisso com cada bancária e bancário que acredita no sindicato como instrumento de transformação. Sabemos que os desafios da categoria são muitos e esta Conferência é o nosso espaço de escuta, de formulação, de unidade e de ação. É o momento de planejar juntos os próximos passos, fortalecer a mobilização e renovar nossa disposição de luta”, acrescentou Andréia.
A mesa de abertura contou também com a participação da representante da Secretaria da Presidência da República, Ivânia Pereira; do presidente do Sindicato da Bahia, Elder Perez; do presidente do Sindicato de Sergipe, Adilson Azevedo; além dos representantes da CUT Bahia, Carlos Eduardo Coimbra; da CTB Bahia, Ailton Araújo; e da CTB Sergipe, Adêniton Santana.
A presidente da CTB Bahia, Rosa de Souza, também fez uma saudação à Conferência.
A noite foi encerrada com o lançamento do livro “O Sistema Financeiro Chinês “, do geógrafo e relações internacionais Marcello Azevedo.
O livro conta a história da criação do sistema financeiro da China e como o modelo tem contribuindo para o desenvolvimento do país, que tem uma das economias que mais crescem no mundo.
O evento segue neste sábado e domingo. Confira a programação:
19 de julho – Sábado
9h - Conjuntura – Augusto Vasconcelos – secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia e presidente licenciado do Sindicato dos Bancários da Bahia.
9h30 - Importância das mídias alternativas para a democracia no Brasil - Joaquim de Carvalho- Jornalista da TV 247.
10h30 - Debate
11h30 - Sistema Financeiro Global, políticas de juros do BC e Regulamentação do Sistema Financeiro brasileiro - José Kobori - Professor, escritor, assessor estratégico e Financeiro
12h10 - Debate
13h - Encerramento da plenária da manhã e almoço
14h30 - A inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho: Perspectivas e desafios
- Leandro Andrade - Professor e pesquisador de tecnologia da informação da Escola de administração da UFBA.
15h - Debate
16h - Encontro dos bancos públicos e privados.
20 de julho - Domingo
9h - Apresentação dos resultados da Consulta Nacional - Dados da Bahia e Sergipe - Amarildo Menezes- diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia
9h20 - Agenda do Comando Nacional dos Bancários - Andréia Sabino - Presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe
9h40 - A função antissocial dos bancos e o adoecimento generalizado da categoria - André Guerra - psicólogo
10h20 - Debate
11h40 – Votação das propostas e da delegação para a 27ª Conferência Nacional dos Bancários.
12h – Encerramento