CTB-BA promove ato do Dia Mundial das Vítimas de Acidente de Trabalho
No Dia Mundial em Memória dos Trabalhadores Vítimas de Acidentes de Trabalho e de Doenças Profissionais, é lembrado o acidente ocorrido no dia 28 de abril de 1969, quando uma explosão na mina de Farmington - Virginia, nos Estados Unidos, matou 78 mineiros. A partir daí, esse dia passou a ser comemorado como a data em memória das vítimas das más condições de trabalho.
A CTB-BA quer fazer deste dia um momento de reflexão para milhares de trabalhadores do setor. "Temos que continuar lutando por melhores condições de trabalho para os trabalhadores da construção civil, para que não sejamos representantes de números cada vez maiores de vítimas fatais", avalia Adilson Araújo, presidente da central.
Dados coletados entre os Sinduscon de cada estado revelam que no universo do setor da construção civil brasileira 92% das empresas são de micro e pequeno porte, com média de 30 empregados. Os acidentes mais comuns são quedas de andaime, choque elétrico, soterramento e o trabalhador ser atingido por algum objeto.
A verdade é que um dos setores que mais cresce e contrata atualmente no mercado brasileiro, a construção civil, também encabeça a lista de áreas que mais registram acidentes de trabalho. No ano passado, foram registrados 472 acidentes nas obras brasileiras, segundo dados do Ministério do Trabalho.

