Debate na Câmara em defesa dos bancos públicos
Diante da política de desmonte e privatização das empresas públicas promovida pelo Governo Temer, a Comissão Geral da Câmara Federal realiza, no dia 5 de dezembro, às 11h, o debate "Os impactos da reestruturação dos Bancos Públicos na economia brasileira”, de autoria do deputado federal, Daniel Almeida (PcdoB-BA).

Desde que o presidente ilegítimo Michel Temer tomou o poder, foram fechadas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal em todo o país. Até o primeiro trimestre de 2017, só o BB totalizou o fechamento de 551 unidades, além do enxugamento de mais de 13 mil postos de trabalho, contando as vagas de estagiários, conforme relatório da instituição.
Já a Caixa anunciou que encerrará as atividades em 131 agências neste ano, além de planejar o corte de 10 mil servidores por meio do Programa de Demissão Voluntária (PDV). "Centenas de agências do BB e da Caixa foram desativadas no Nordeste, em especial, na Bahia em municípios carentes onde havia uma única unidade de atendimento. Defender os bancos públicos é defender o Brasil e o nosso desenvolvimento”, denuncia Daniel Almeida.
Os bancos públicos são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país, pois atuam como reguladores do mercado nas taxas e nos juros, além disso são mantenedores de diversos programas sociais em diversas áreas, a exemplo da agricultura.
Para o parlamentar, a questão é central por envolver a defesa da soberania nacional. “A reestruturação vai retirar dos bancos públicos o seu papel de estimular a economia. Essas instituições criam condições de o país retomar o caminho do crescimento econômico e do desenvolvimento com distribuição de renda”, afirma o parlamentar.
Com informações do PCdoB na Câmara

