Debates marcam a 3ª Conferência Latino Americana de Bancários

A 3ª Conferência Latinoamericano e Caribenha de Bancários , que acontece nesta quinta e sexta feira (7 e 8/9), no Panamá, tem sido de grande debates. O evento foi aberto pelo presidente da Central Nacional de Trabalhadores de Panamá (CNTP), Alfredo Grael, que ressaltou a importância do 7 de setembro para o Panamá, data em que se comemora os 40 anos da assinatura do tratado Carter / Torrijos (1977), que levou à devolução da soberania do Canal do Panamá.

No primeiro dia as delegações apresentaram a situação de cada país e a conclusão que com pequenas variações todos estão sofrendo ataques a seus direitos. Ao final da tarde o representantes presentes participaram de uma manifestação contra a corrupção generalizada dos poderes executivo judiciário e legislativo e em defesa da convocação de uma assembleia constituinte originaria no país.

A Conferência conta com a participação de representantes do Brasil, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Argentina, Uruguai, Peru, e Colômbia . O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza e o vice-presidente Eduardo Navarro, estão acompanhando de perto este momento de luta, juntamente com o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos.

Nesta sexta-feira (8/9), segundo e último dia do encontro, seguem os debates sobre o plano de lutas e a elaboração da carta do Panamá.

