Menu
Outubro Rosa 2022

Desfile cívico em Sergipe celebra centenário do Hino Nacional Brasileiro

Depois de passar mais de três séculos como colônia de Portugal, o Brasil finalmente conseguiu sua independência em 7 de setembro de 1822. Um dos maiores símbolos da consolidação do Brasil como pátria livre, o hino nacional, foi passando por modificações até que em 1909 chegou à forma atual. Para lembrar a data, o desfile cívico desta segunda-feira, 7, trouxe como tema ‘O Centenário do Hino Brasileiro’. Mais uma vez, o governador Marcelo Déda presidiu a celebração.

Márcio Dantas/ASN

7 de setembro em Sergipe

É o dia em que o Brasil celebra a sua independência, reflete sobre a sua construção enquanto nação soberana, além de ser um momento em que o brasileiro celebra a sua condição de povo livre. Portanto é a data maior da vida brasileira, é a data mais bela do calendário cívico”, destacou o governador. “É a data da liberdade um bom momento para que todos nós possamos refletir sobre a trajetória de luta do povo, honrarmos os nossos heróis, rememoramos os grandes momentos da história do Brasil e olharmos para o futuro com confiança”, disse.

Para Déda, este ano a data deve ser comemorada de forma especial por conta do anúncio dos marcos regulatórios da exploração do petróleo na camada pré-sal feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início da Semana da Pátria. “Além da energia do povo brasileiro, da sua trajetória de luta, da nossa inteligência enquanto nação, o Brasil tem hoje uma reserva de petróleo que será a poupança que vai garantir o desenvolvimento econômico, a ciência e tecnologia, e o combate à miséria”, enfatizou o governador.

Durante o desfile, o governador distribuiu flores aos integrantes da 15ª edição do Grito dos Excluídos, que este ano se reuniram na praça Olímpio Campos com o tema 'Vida em primeiro lugar – A força da organização está na transformação popular'. Membros do movimento encabeçado pela Central Única de Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas-SE), Igreja Católica e pastorais sociais, foram às comemorações do 7 de Setembro.

Desfile


A apresentação começou após o coronel do 28º Batalhão de Caçadores, Carlos Henrique Teixeira, pedir autorização ao governador para iniciar o desfile. Os militares foram os primeiros a se apresentar. Entre as organizações militares que passaram pelo desfile estiveram o Comando de Destacamento da Parada de Estado Maior, a Força Expedicionária Brasileira, o Destacamento da Marinha do Brasil, o 28º Batalhão dos Caçadores, a 19º Circunscrição do Serviço Militar, o Destacamento da Força Aérea Brasileira, além da Polícia Militar do Estado de Sergipe, Corpo de Bombeiros de Sergipe, Guarda Municipal de Aracaju, Colégio Militar de Sergipe, Polícia Rodoviária Federal e o Destacamento Hipomóvel da Polícia Militar de Sergipe.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar