Empregados da Bahia e Sergipe reforçam defesa do Saúde Caixa
Empregados e empregadas da Caixa de dezenas de unidades dos estados da Bahia e Sergipe aderiram às manifestações do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, que acontece nesta quinta-feira (9/10). Foram realizados protestos, retardamento de abertura das agências e muitas outras atividades nas bases dos sindicatos associados à Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase).
As manifestações acontecem em todo o Brasil, na véspera da retomada da negociação sobre a renovação do Acordo Coletivo sobre o Saúde Caixa, que acontecerá na sexta-feira (10/10), às 10h, em São Paulo. O objetivo e deixar claro que os empregados querem uma proposta decente e não aceitam aumento abusivo de mensalidade.
“O dia de luta hoje foi extremamente positivo. Nós tivemos pouco tempo para fazer a preparação e mesmo assim conseguimos no país inteiro retardar a abertura de centenas de agências. Aqui em Salvador a atividade principal foi na agência de Pessoas, nas Mercês, que é a maior do Norte e Nordeste, e com 100% de adesão, inclusive do segmento gerencial, ainda aproveitamos e fizemos uma manifestação na rua para chamar a atenção da população. Em Salvador, 17 agências retardaram a abertura espontaneamente”, informou o diretor da Feebbase e membro da CEE Caixa, Emanoel Souza, que participou das manifestações em Salvador.
Para ele, a expectativa é de que a Caixa não tenha a coragem de manter uma proposta rebaixada na negociação desta sexta-feira. “Esperamos que apresente uma proposta digna, para que a gente possa submeter à apreciação da categoria. Se não vem uma proposta digna, nós precisamos preparar o espírito da categoria para a realização de uma greve. Essa é a posição que a Federação Bahia e Sergipe e a CTB têm apresentado na CEE”, acrescentou.
Confira como foram as manifestações na Bahia e Sergipe:
Salvador

O Sindicato da Bahia concentrou a paralisação na agência das Mercês, retardando a abertura em 1 hora, conforme definido nacionalmente. Mas, não ficou só nisso. Os empregados paralisaram as unidades da Pituba, Itaigara, Costa Azul, Paulo VI, Privilege, Shopping da Bahia, Caminho de Areia, Graça, Cabula, Relógio São Pedro, Canela, Largo do Tanque e Shopping Paralela. Teve ainda retardamento de abertura em Poções, Aratu e Simões Filho.
Itabuna

O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região realizou uma manifestação em frente à agência Jequitibá da Caixa, em Itabuna, como parte do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa.
Sergipe

Dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe retornaram às agências da Caixa para intensificar a mobilização contra qualquer retirada de direitos ou aumento abusivo de mensalidades no Saúde Caixa.
Feira

O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou manifestação em frente à Agência Subae, para participar do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa.
Jacobina

Os empregados da Caixa realizaram uma mobilização na agência de Jacobina, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Jacobina e Região, em defesa do Saúde Caixa. O ato integrou o Dia Nacional de Luta, promovido em todo o país.
Vitória da Conquista

As trabalhadoras e os trabalhadores da Caixa aderiram à paralisação convocada nacionalmente em defesa do Saúde Caixa. As atividades foram retardadas nas agências CEF/Vitória da Conquista, CEF/Poções e CEF/Paramirim.

