Menu
redes sociais 2023

Encontro debate a situação da Funcef

Funcef Debate interna

Dezenas de empregados da Caixa puderam discutir, opinar e esclarecer dúvidas sobre a atual situação da Funcef, em reunião organizada pelo Sindicato da Bahia, nesta sexta-feira (23/01).

Os bancários ficaram sabendo quais os motivos dos déficits do fundo de pensão e como resolver o impasse. A explicação ficou por conta do presidente da Funcef, Carlos Caser.

 O presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, reiterou a grande preocupação com a atuação do fundo. "A saúde financeira da fundação tem gerado muitas dúvidas. A reunião é importante para esclarecer e desfazer os boatos”.

O encontro teve boa receptividade. “A reunião nos situa do que está acontecendo de verdade. Saber da situação da Funcef pela mídia não é suficiente”, declara a bancária Gladys Oliveira.

Carlos Caser fez uma amostra dos resultados obtidos até novembro de 2014. Um dos motivos para o déficit, segundo ele, é o investimento de 43% da renda variável na empresa Vale, em decorrência de um contrato assinado em 1997, que privatizou a Vale na era FHC, e que só pode ser desvinculado ao fundo de pensão em 2017.

Há também as participações acionárias como Invepar e Norte Energia, e participações relevantes em companhias com cotações de acordo com a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Isso quer dizer que quando há desvalorização de alguma das empresas, a Funcef também tem perdas.

Além disso, houveram atualizações dos planos nos últimos anos, o que aumentou os gastos da Funcef. Entre eles, a retirada do limite de idade, a redução da taxa de juros, as alterações das tábuas de sobrevivência, e os reajustes reais de benefícios saldados.

Atualmente com mais de 136 mil participantes, entre ativos, aposentados e pensionistas, a Funcef conta com quatro planos de pensão que são independentes patrimonialmente, ou seja, o superávit de um, não cobre o déficit do outro.

 Portanto, o REG/Replan Saldado e o REG/Replan não Saldado estão deficitários e haverá equacionamento (cobrança) a partir de 2016, com desconto em folha de pagamento, em valor ainda não divulgado. O Novo Plano, apesar de deficitário não terá equacionamento e o REB está superavitário.

O encontro também teve participação do presidente da Federação Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que falou sobre a importância da Caixa para a economia brasileira, e do Superintendente Regional da Caixa, Luiz Antonio de Souza, que expressou o quanto o encontro é oportuno para desmitificar as informações falsas.

Fonte: Seeb Bahia. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar