Fenaban diz que foram só 163 assaltos
O número é alto, mas ainda está longe da realidade. No primeiro semestre, o país registrou 163 assaltos (consumados ou não) às agências bancárias. Os dados da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) com certeza vão divergir do movimento sindical, que divulga pesquisa em breve.

Na Bahia, por exemplo, foram 27 assaltos ou tentativas frustradas entre janeiro e junho. Importante ressaltar ainda que o levantamento feito pelos bancos não inclui os arrombamentos e explosões. Se considerada as ocorrências o número no Estado sobe para 120. Quase que o total de assaltos informados pela Fenaban, durante mesa temática de segurança, realizada nesta terça-feira (20/08), em São Paulo.
Outro dado que chama a atenção é que não há redução da violência e da insegurança em nenhum estado brasileiro. Pelo contrário. São Paulo, por exemplo, registrou 119 assaltos, 20 a mais do que no primeiro semestre do ano passado.
Os bancários, que estão em campanha salarial, querem investimento efetivo em segurança, com medidas de proteção à vida dos funcionários e dos clientes. Entre as propostas, vidros blindados na fachada das agências, câmeras de vigilância na área interna e externa e biombos.
Durante os debates, ficou agendada reunião para o dia 23 de setembro, em Recife, para acompanhar a implantação do projeto-piloto de segurança bancária, assinado em maio passado. O acordo previa um prazo de 90 dias para instalação de equipamentos de vigilância nas agências do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. O período, portanto, venceu em 14 de agosto.
Seeb Bahia

