Funcionários do Itaú na Bahia e Sergipe aprovam PCR
Os funcionários do Itaú aprovaram a proposta de acordo sobre o reajuste para o Programa Complementar de Resultados (PCR) em todas as bases sindicais ligadas à Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase). As assembleias foram realizadas pelos 13 sindicatos da base na última quarta-feira (21/5) e o acordo foi aprovado pela ampla maioria dos trabalhadores.
Construída após três rodadas de negociação com o movimento sindical, a proposta prevê para 2025 o reajuste pela inflação de março pelo INPC + 1%, que totaliza 6,25% de aumento no PCR e ROE de até 22,1% para a primeira faixa, e acima de 22,1% para a segunda faixa. Em 2026, o PCR teria o mesmo reajuste conquistado pela categoria e a ROE de 22,1% para a primeira faixa e acima de 22,1% para a segunda faixa.
Os valores propostos por faixa serão os seguintes: primeira faixa (ROE até 22,1): R$ 3.908,05. Segunda faixa (ROE acima de 22,1): R$ 4.096,42.
"O aumento constante do lucro que o Itaú vem obtendo é resultado de muita dedicação e esforço dos seus funcionários. São eles os protagonistas dessa construção, por isso precisam ser valorizados. O PCR é fruto de muita pressão do movimento sindical e visa complementar a PLR, além disso, contempla todos os funcionários sem distinção de função, justamente para reforçar o esforço coletivo dos trabalhadores. Conseguimos, depois de três rodadas de negociações, garantir um reajuste que garante um ganho real para a categoria ", ressaltou Luciana Dória, diretora da Feebbase e integrante da COE Itaú.
Confira o resultado da assembleia em cada sindicato:
Bahia: Proposta aprovada por 94,38% dos votos.
Camaçari: Proposta aprovada por 95,45% dos votos.
Extremo Sul da Bahia: Proposta aprovada por 96,07% dos votos.
Feira: Proposta aprovada por 100% dos votos.
Ilhéus e Região: Proposta aprovada por 100% dos votos.
Irecê: Proposta aprovada por 100% dos votos.
Itabuna e Região: Proposta aprovada por 100% dos votos.
Jacobina e Região: Proposta aprovada por 100% dos votos.
Jequié e Região: Proposta aprovada por 100% dos votos.
Juazeiro e Região: Proposta aprovada por 100% dos votos.
Oeste da Bahia: Proposta aprovada por 93% dos votos.
Sergipe: Proposta aprovada por 100% dos votos.
Vitória da Conquista e Região: Proposta aprovada por 89,47% dos votos.