Menu
Outubro Rosa 2022

Moções aprovadas na Conferência dos Bancários da BA e SE

Ao final da Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe, no último sábado (4), foram aprovadas três moções: Repúdio ao golpe de Estado em Honduras e em apoio ao povo hondurenho; Em apoio ao Movimento em Defesa do Banese (Banco do Estado de Sergipe); e Em repúdio às Práticas Antissindicais e Anti-trabalhistas do Bradesco em Vitória da Conquista. Leia abaixo as moções:

 

Moção de Repúdio ao Golpe de Estado em Honduras e em Apoio ao Povo Hondurenho



Os bancários e bancárias, reunidos na XI Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe, em 04 de julho de 2009, em Salvador, repudiam através desta moção o golpe de Estado em Honduras com o exílio do seu presidente eleito Manuel Zelaya. Em pleno Século XXI, quando na América Latina avança as forças democráticas e de esquerda, o povo hondurenho tem seus direitos e liberdade cerceados pelas elites econômicas e políticas que buscam manter seus privilégios.


Não é possível admitir que forças repressivas, como é o caso das Forças Armadas daquele país, tentem impedir, através de métodos de triste memória na América Latina, que Honduras progrida política e democraticamente, com melhorias sociais e econômicas. Liberdade ao povo hondurenho!





Moção de Apoio ao Movimento em Defesa do Banese


Os bancários e bancárias, reunidos na XI Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe, em 04 de julho de 2009, em Salvador, reconhecendo a importância dos bancos públicos, aprovam esta moção de apoio ao Movimento em Defesa do Banese (Banco do Estado de Sergipe), único banco estadual da base da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. O Banese é de grande importância para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe, com agências em todo o estado.





Moção de Repúdio às Práticas Antissindicais e Anti-trabalhistas do Bradesco em Vitória da Conquista



Os bancários e bancárias, reunidos na XI Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe, em 04 de julho de 2009, em Salvador, repudiam as atitudes antissindicais e anti-trabalhistas do Bradesco, em Vitória da Conquista, na Campanha Salarial 2008. Os gerentes regionais do banco coagiram trabalhadores a deporem em juízo contra os seus próprios interesses, o que foi determinante para que a Justiça do Trabalho aplicasse uma multa de R$ 160.000,00 ao Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Além disso, impõem que trabalhadores sem qualificação e sem equipamentos de segurança adequados transportem numerários, causando a morte de vários bancários e constrangendo outros tantos.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar