Setembro Amarelo: Dados mostram urgência de ações contra o suicídio
O Setembro Amarelo é uma campanha anual voltada à conscientização da prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. O assunto é de extrema importância e deve ser tratado sem tabus por toda a sociedade. Não dá mais para fingir que o problema não existe ou que está restrito a um pequeno de pessoas.
Os dados mostram uma realidade bem diferente. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Por isso mesmo a campanha Setembro Amarelo é tão importante. Ela é uma oportunidade de ampliar o debate sobre a questão do adoecimento mental e as formas de combate deste problema, que tem levado tanta gente a desistir de viver.
Todos podem participar da campanha, se informando e ficando atentos. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.