Fenaban mantém proposta rebaixada e negociação continua nesta quinta-feira

Mais um dia de frustração para os bancários. Na negociação desta quarta-feira (26/8), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) manteve a proposta rebaixada de reajustes abaixo da inflação para a categoria. O Comando Nacional não aceitou e a mesa será retomada nesta quinta-feira (27), a partir das 10h.

Nas mais de 9 horas de negociação desta quarta, a Fenaban reapresentou a proposta de reajuste de apenas 2,57% para os salários, demais remunerações e auxílios. Além disso, os banqueiros propuseram hoje:
• PLR: Reajuste do teto da regra básica de 2,57%. Isso impactaria positivamente a PLR de 8% da categoria (beneficiando, portanto, somente cerca de 35 mil pessoas); A exigência do Comando Nacional é de mudanças em toda a regra básica da PLR: reajustes nos tetos, nas parcelas fixas e melhoria na PLR Adicional.
• Vale-alimentação: Reajuste conforme inflação para “alimentação em domicílio”, medida pelo IPCA, hoje em 2,57% e com estimativa de 2,99% para a data-base da categoria (1º de setembro). Esse ajuste significaria perda de 1,1% em relação ao INPC da data base.
• Vale-refeição: Reajuste conforme a inflação da “refeição fora do domicílio”, medida pelo IPCA, hoje em 4,5%.
O Comando Nacional rebateu a proposta, reafirmando a reivindicação por aumento real de salários, na PLR, nos vales e demais verbas econômicas, além da adoção de medidas para garantir a saúde e melhores condições de trabalho para toda a categoria.

“Foi mais uma rodada de pura enrolação. Mais uma mesa extremamente ruim, desrespeitosa com os representantes dos trabalhadores e, principalmente, com toda a categoria bancária. A Fenaban insiste em rebaixar a proposta, retirar direitos e apresentar números que estão muito aquém daquilo que os bancários merecem. Enquanto isso, tenta desqualificar as nossas reivindicações e ignorar a realidade vivida diariamente pela categoria. Não vamos aceitar retrocessos. Não vamos negociar direitos para trás. Nossa pauta é justa. Os bancos têm condições de valorizar quem sustenta seus resultados todos os dias. E vamos deixar muito claro: sem aumento real, não vamos avançar”, ressaltou a presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase), Andréia Sabino, que integra o Comando Nacional.
Os presidentes do Sindicato de Sergipe, Adilson Azevedo, e do Sindicato da Bahia, Elder Perez, também continuam em São Paulo, para a retomada das negociações nesta quinta-feira.
Mesas específicas
As mesas específicas por banco (como Banco do Brasil e Caixa) serão retomadas após as definições da mesa única com a Fenaban.
Plenária
Diante da falta de avanços, a Feebbase e os sindicatos filiados convidam os bancários da Bahia e Sergipe para uma plenária virtual nesta quinta-feira (27/8), às 19h, para debater o andamento das negociações e os próximos passos da campanha nacional 2026.
A plenária será pela plataforma de videoconferência Zoom. O link de acesso é https://us02web.zoom.us/j/84684820849?pwd=AGaeYKgRb8GJnNE13Rv6IL33zhYVnz.1. O ID da reunião: 846 8482 0849 e a senha: 566052.

