1ª Conferência Livre do Trabalho será nesta quarta-feira
A seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-Bahia) convoca os dirigentes sindicais classistas para a 1ª Conferência Livre do Trabalho, que acontecerá nesta quarta-feira (29/10), a partir das 17h, no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador. O evento organizado pelas centrais sindicais é preparatório para a Conferência Estadual do Trabalho, que acontecerá dia 28 de novembro.

A Conferência Livre debaterá dois subtemas da Conferência Nacional do Trabalho: "Relações do trabalho, negociação coletiva e segurança jurídica" e "Mercado e futuro do trabalho - intermediação, qualificação profissional e competências".
"As etapas preparatórias são importantes para que sindicalistas e trabalhadores das suas bases possam iniciar as discussões e construir as propostas da classe trabalhadora para compor o documento nacional e se transformarem em políticas públicas. Por isso, a CTB está fazendo esse chamamento para quarta-feira", pontua o Jerônimo Silva Junior, que representa a CTB Bahia na comissão organizadora da etapa estadual.
A Conferência da Bahia elegerá 195 delegados, sendo 65 vagas do movimento sindical (destas, 15 são para a CTB), devendo equilibrar questões como gênero, raça e geracional. As centrais terão até 10 de novembro para enviar seus nomes, para II Conferência Nacional do Trabalho, que será realizada em março de 2026, em São Paulo.

