Menu
Campanha Salarial 2026

BNDES: Avançam os debates sobre saúde, isonomia e diversidade

As negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026-2028 dos funcionários do Sistema BNDES avançaram nos últimos dias. Na sexta-feira (7/8), foi concluída a análise das cláusulas do acordo vigente e, na segunda-feira (10), começaram as discussões sobre as propostas de alteração e inclusão apresentadas pelos empregados.

11.8.26 negociacao bndes 99175

Entre os principais assuntos em debate estão tratamento isonômico, saúde, diversidade, inclusão e equidade, além de benefícios como vale-transporte e assistência farmacêutica.

Um dos pontos considerados prioritários é o Tratamento Isonômico. A representação dos empregados apresentou alternativas para a redação da cláusula atual, buscando garantir maior equilíbrio na aplicação das normas internas do BNDES. A discussão ainda terá continuidade.

Saúde

O bloco dedicado à Saúde, que reúne oito reivindicações, também começou a ser discutido. A primeira delas trata da atualização dos valores de reembolso na modalidade de livre escolha. A representação dos trabalhadores defendeu a revisão dos valores, e o BNDES ficou de aprofundar a questão junto à FAPES.

Também foi apresentada a proposta de manutenção dos planos de saúde operados pela FAPES no pós-emprego. Embora a medida tenha impacto direto para os NPCS, a reivindicação busca ampliar esse direito para todo o Sistema BNDES.

Outro ponto é a criação do Benefício Farmácia, já adotado em outras empresas estatais. A discussão foi iniciada, mas não concluída, e deverá retornar à mesa.

A situação do Novo PAS, destinado aos NPCS, também foi abordada. A representação dos empregados apontou problemas no modelo e destacou o baixo índice de aprovação do plano entre trabalhadores com até 35 anos, identificado em pesquisa realizada pela FAPES.

Entre os ajustes já aprovados pela Diretoria do BNDES está a unificação dos valores de coparticipação do plano dos novos empregados. A medida ainda não foi implementada.

Diversidade e inclusão

Na terça-feira (11), a negociação avançou também sobre as cláusulas de Diversidade, Inclusão e Equidade. A discussão busca aprimorar as garantias previstas no ACT e fortalecer políticas de igualdade de oportunidades no Sistema BNDES.

O debate continuará nas próximas rodadas.

Vale-transporte

Também foi analisada a cláusula sobre vale-transporte. Os empregados reivindicam que o benefício seja integralmente custeado pelo banco. A administração informou, porém, que não vê possibilidade de atender à proposta neste momento.

A próxima rodada de negociação está marcada para segunda-feira (17).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar