Menu
Outubro Rosa 2022

Centrais atuarão unidas na Campanha Nacional dos Bancários

A abertura solene da 10ª Conferência Nacional dos Bancários, em Brasília nesta sexta-feira (25) à noite, contou com a presença de todas centrais sindicais com representação na categoria (exceto uma), das 13 federações filiadas à Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo financeiro, filiada à CUT) e dos maiores sindicatos de bancários do país. A reunião definirá a pauta de reivindicações dos bancários na campanha salarial.



Vagner: "Na mesa, rodo o movimento sindical bancário"


"Hoje mais uma vez vivemos um momento histórico, porque temos aqui na mesa todo o movimento sindical bancário brasileiro, de todos os matizes", saudou Vagner Freitas, presidente da Contraf, em seu pronunciamento. "Entendemos que a luta é de todos os trabalhadores e do outro lado estão os patrões. Por compreender que a unidade da categoria é importante, convidamos todas as centrais para estarmos junto na mesa única de negociação."


Além da CUT, participaram a UGT, a CTB, a Intersindical e a Conlutas. Todos os discursos pronunciados na abertura destacaram a necessidade de manter a unidade, mesmo com a pluralidade de ideologias, sem perder de vista os interesses e objetivos da categoria bancária.


Vagner Freitas resgatou a história de lutas e conquistas da categoria. "Nós construímos um movimento fortíssimo, baseado na concepção de uma sociedade socialista. A nossa luta é dos trabalhadores contra o patrão".


O sindicalista disse ainda que a categoria não vai aceitar o frágil argumento que os bancos querem estabelecer nas negociações, de que aumento de salário gera risco de inflação. "Se existe um setor que não tem crise é o financeiro. As reivindicações desta campanha salarial podem ser atendidas, pois ao longo dos últimos 40 anos os bancos só lucraram".


A Conferência Nacional dos Bancários tem a participação de 825 delegados de entidades sindicais de todo o país. Grupos específicos discutem Remuneração, Emprego, Saúde e Condições de Trabalho, Segurança Bancária, Bancos Regionais e Fusões e Previdência Complementar. Na abertura da Conferência, Marcio Pochmann, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), debateu com os bancários o tema "Juros e Desenvolvimento Econômico".

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar