Menu
Outubro Rosa 2022

CMS promove atividades contra aumento dos juros pelo BC

 

A Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais (CMS) realiza na quinta-feira (19) ampla mobilização nacional contra a política de juros altos do Banco Central (BC) e a favor do desenvolvimento. A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar mais uma vez a taxa básica de juros, a Selic, desta vez em 0,5%, revelou que o BC se mantém na contramão do clamor da maioria da sociedade brasileira. O Brasil ocupa o lamentável posto de campeão mundial da taxa de juros.

A mobilização dá seguimento ao Dia Nacional de Lutas, ocorrido em 28 de maio.  A CTB, em todo o Brasil, principalmente nos estados e regiões mais próximas a Brasília, pretende mobilizar os trabalhadores para a defesa do Brasil com desenvolvimento e valorização do trabalho. O mote da campanha é Menos juros, mais desenvolvimento.

Os movimentos sociais, sindical, estudantil, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e as associações de moradores vão participar em peso da mobilização. Uma convocatória está sendo finalizada para ser amplamente distribuída em todo o país.

Segundo Wagner Gomes, presidente da CTB, o movimento sindical e demais movimentos sociais - e mesmo setores empresariais ligados à produção - têm protestado sistematicamente contra o conservadorismo do BC, mas, com o anúncio de um longo ciclo de elevação da Selic, a população precisa estar mobilizada para reverter a decisão. "O dia 19 tem tanta importância para o país e para os trabalhadores quanto teve o dia 28 de maio", destaca.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar