Encontro debate estratégias de atuação dos dirigentes sindicais do Itaú
Entender as estratégias do banco e preparar os dirigentes para a ação foram os principais objetivos do Encontro dos Dirigentes Sindicais do Itaú na Bahia e Sergipe, realizado nesta sexta-feira (26/4), na sede do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador. O evento reuniu representantes de todos os sindicatos da base, de forma presencial ou por videoconferência.

O Encontro teve início com a exposição do economista Vinicius Lins, assessor do Sindicato da Bahia, que fez uma análise comparativa, explicando as diferenças entre os balanços do Itaú, Bradesco e Santander.
“O Itaú tem uma forma muito peculiar de fazer as maldades dele. Ele fecha muita agência, demite muitas pessoas, fecha muitos postos de trabalhos. Só que a gente não consegue entender os números do balanço, porque o Itaú sempre apresenta que contratou mais do que demitiu, que está expandindo tudo. Só que as contratações são sempre em áreas específicas. Área de TI, Engenharia, etc..E como o balanço apresenta a sua quantidade de contratações, a gente não consegue deixar claro que as agências estão esvaziadas”, explicou a diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Andréia Sabino.
Depois teve a apresentação da advogada trabalhista Tatiana Rossini, que trouxe informações importantíssimas sobre a atuação sindical, explicando os direitos e deveres do dirigente sindical. O que foi importante para traçar uma estratégia de campanha para que os dirigentes estejam preparados para atuar nas agências.
Para Andréia Sabino, que é coordenadora da COE Itaú, o encontro foi muito positivo. “Foi o momento da gente fazer um balanço geral, da gente entender qual a estratégia do banco. Então foi um encontro, mas, ao mesmo tempo foi o momento da gente fazer uma formação para gente preparar esses dirigentes para a ação”.

