Grupo de Trabalho se reúne para avançar na implementação da Lei de Igualdade salarial entre Gêneros
O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) do Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens realizou em Brasília, nesta terça-feira (30), sua quarta reunião desde a fundação. Formado por representantes do governo e entidades da sociedade civil, o GTI busca impulsionar a aplicação da Lei 14.611/2023, que visa reduzir as desigualdades de remuneração entre gêneros no mercado de trabalho.
Fernanda, participante do grupo, ressalta que no Brasil as mulheres recebem em média 21% a menos que os homens, e na categoria bancária, a disparidade é ainda maior, atingindo 22,2%. Para mulheres negras no setor bancário, a diferença chega a 40,6% em comparação com homens brancos.
Apesar de a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já prever a equiparação salarial para funções iguais, a implementação enfrenta desafios significativos. O presidente Lula anunciou em março de 2023 o Projeto de Lei (PL) para igualdade salarial, sancionado como Lei n° 14.611/2023 em junho. Uma inovação importante é o relatório de transparência salarial, obrigatório para empresas com mais de 100 funcionários. Este relatório proporcionará uma avaliação prática da igualdade salarial entre homens e mulheres nas organizações.
Fonte: Contraf Cut https://contrafcut.com.br/

