Itaú: Mobilização nacional cobra plano de saúde digno aos aposentados
Sindicatos e federações de todo o paÃs continuam mobilizados para cobrar do Itaú a manutenção de um plano de saúde dignos aos seus aposentados. Nesta quinta-feira (29/1) foram realizados atos no Rio de Janeiro e São Paulo, para chamar a atenção da sociedade sobre a questão.

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e os sindicatos filiados também participam da mobilização nacional. Em 2025, articularam uma audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa da Bahia e ainda marcaram presença na audiência realizada na Câmara Federal, em BrasÃlia.
Os bancários denunciam a ganância do Itaú, que entrega o funcionário à própria sorte na aposentadoria, mesmo após décadas de trabalho para o crescimento da empresa. Pela lei, o aposentado tem direito a manter o plano de saúde, desde que pague também a parte do empregador. Só que o banco não divulga a quantia quando a pessoa está na ativa e passa a cobrar um valor exorbitante quando da aposentadoria, o que faz com que o bancário ou bancária, não tenha condições de manter o plano.
O movimento sindical e os trabalhadores cobram que o Itaú mantenha o plano de saúde para os aposentados, nas mesmas condições dos funcionários da ativa, cobrando uma mensalidade que possibilite a manutenção do benefÃcio. Os bancários vão continuar mobilizados para garantir uma solução para o problema.

