Mercantil: Demissões aterrorizam funcionários
A repreensão dos bancários está cobrando esclarecimento da direção do Banco Mercantil do Brasil sobre as denúncias de demissões por justa causa, que foram realizadas sem justificativa pela empresa, impedindo os trabalhadores de exercerem o seu direito de defesa.
O ofício foi enviado ao banco nesta quinta-feira (10/4), após o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região receber denúncias relacionadas à situação. Segundo os relatos, as demissões por justa causa têm se tornado frequentes e vêm acontecendo com base, unicamente, em queixas dos clientes, sem que as bancárias e bancários tenham acesso aos motivos que justificariam o desligamento.
O coordenador Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Mercantil, Vanderci Antônio da Silva, ressalta que a ampla defesa é um direito de todas as trabalhadoras e trabalhadores, uma medida que evita arbitrariedades e impede que as decisões sejam tomadas sem a devida apuração. Por isso, o ofício solicita um pronunciamento da Superintendência de RH do Mercantil sobre o assunto.

