Novas regras para PIX a partir de 1° de novembro
Para aumentar a segurança nas transações, o Banco Central (BC) anunciou novas regaras para o uso do PIX. A partir de 1º de novembro, smartphones e computadores novos estarão restritos a um valor de R$ 200 por PIX e um máximo diário de R$ 1 mil. O objetivo é impedir que golpistas utilizem novos aparelhos para realizar transferências de altos valores, mesmo que tenham acesso às credenciais da vítima.
A limitação será aplicada apenas a novos dispositivos. Quem já utiliza o PIX em aparelhos previamente cadastrados não será afetado pelas novas regras. O BC reforça que, para transferências que excedam o limite estabelecido, será necessário cadastrar o novo dispositivo junto à instituição financeira do cliente.
Além das limitações para novos dispositivos, o Banco Central exige que as instituições financeiras adotem medidas mais rigorosas de segurança. Entre as exigências estão a identificação de transações atípicas, além da verificação semestral de fraudes nos registros dos clientes. As instituições também devem fornecer orientações em seus canais oficiais para ajudar os correntistas a evitarem fraudes.

