Menu
Outubro Rosa 2022

O BNB para um Nordeste melhor é tema do encontro

A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) promove na sexta-feira e no sábado, no Salvador Praia Hotel, a 32ª edição da Reunião do Conselho de Representantes, para discutir o tema O BNB para um Nordeste Melhor. O encontro reúne cerca de 100 funcionários de todo o Nordeste, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília para discutir a atuação do banco na construção de uma outra realidade para a região nordestina.

Para sexta-feira, estão confirmadas as presenças dos deputados federais Zezéu Ribeiro (PT/BA) e Daniel Almeida (PCdoB/BA), co-autor do Projeto de Lei 343/2007, de reintegração dos demitidos do BNB no período de 1995 a 2003, e do economista e ex-presidente do BNB Nilson Holanda. Participam também o presidente da AFBNB, José Frota de Medeiros, e Euclides Fagundes Neves, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.

Cobrança indevida do BNB aos trabalhadores

 

Durante a realização do XII Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, a diretoria da AFBNB soube que o banco efetuaria desconto do saldo devedor de um empréstimo que havia sido concedido ao funcionalismo em 2003. O valor foi creditado na conta de cada funcionário a título de “adiantamento para questões passivo trabalhistas”. Dessa forma, o desconto só poderia ser realizado como compensação pelo pagamento de alguma ação coletiva.

Para a AFBNB, a atitude é um desrespeito com os funcionários, como afirma Antonio Galindo, diretor do Sindicato da Bahia. “A atitude do BNB é ilegal e estes diretores vêm para nos penalizar. Não podemos aceitar passivamente esta decisão, que prejudica a categoria”.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar