Os bancos não estão nem aí para os clientes!
Os lucros das instituições financeiras estão cada vez maiores. Em doze meses, os cinco maiores bancos em atuação no Brasil aumentaram seus lucros em R$ 126,7 bilhões, alta média de 18%", segundo o Dieese. Mas, se engana quem acha que estes ganhos são revestidos para melhorar o atendimento aos clientes. Na verdade, é o contrário.
Desde 2016, o setor bancário fechou 6.700 agências, uma redução de 30%. Todos os meses, os bancos privados fecham dezenas de unidades, deixando populações inteiras sem postos de atendimento bancário. Muita gente tem que se deslocar para outras cidades para fazer operações simples como saques ou depósitos, por exemplo. Imagina o transtorno que isto gera para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção?

O problema é maior nas cidades do interior, mas os moradores dos grandes centros urbanos também sofrem com isso. Em Salvador, por exemplo, Itaú, Bradesco e Santander diminuíram drasticamente o número de agências nos últimos dois anos, fechando unidades nos bairros e também no centro da cidade.
A avenida Sete de Setembro, no Centro, é um exemplo emblemático deste problema. Antes, tinha várias agências bancárias, inclusive mais de uma de cada banco. Hoje os clientes precisam se aglomerar em uma única unidade do Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa. E nem precisa procurar o Santander, pois não há mais agências físicas na região.
Quando os clientes reclamam, os bancos dizem que ninguém precisa mais de atendimento presencial e que tudo pode ser resolvido nos canais digitais. Mas, isso não é verdade. Até mesmo os clientes mais conectados, vira e mexe, precisam da ajuda dos bancários para resolver um problema. Muitos deles não vão à agência, porque não querem se deslocar grandes distâncias e ainda enfrentar longas filas nas unidades que restam. Então, o jeito é tentar se virar como pode nos aplicativos, caixas 24 horas e outros agentes financeiros, mesmo que isso seja arriscado.
Os clientes merecem respeito e os bancos devem investir para melhorar o atendimento. Empurrar todo mundo para os canais digitais e apenas mais uma foram de prejudicar clientes e bancários.

