Menu
redes sociais 2023

Pressão faz BB, Caixa e Fenaban voltarem a negociar

Bancos fechados, mobilização nas ruas e iniciativas dos bancários junto a parlamentares forçaram os patrões a retomarem as negociações. A Justiça do Trabalho já havia determinado na terça-feira que a Fenaban retomasse o diálogo com o Comando Nacional dos Bancários nesta quinta 16. O Banco do Brasil, a Caixa e o BRB decidiram sentar com as representações de seus empregados, também no dia de hoje, para tratar das reivindicações específicas.  

A decisão das direções do BB e da Caixa de voltar à mesa de negociação já nesta quinta-feira foi tomada após entendimentos com parlamentares que foram mobilizados para a intermediação do diálogo a partir de iniciativas dos bancários no Congresso Nacional. As conversas ocorreram ontem em reuniões  com a presidenta da Caixa, Maria Fernanda Coelho, e com o vice-presidente de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Socioambiental do BB, Luiz Oswaldo.

Estiveram presentes nos dois encontros o coordenador da Bancada do Distrito Federal no Congresso e intermediador das negociações, Geraldo Magela (PT-DF), os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB-BA), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Tarcísio Zimmermann (PT-RS), Chico Lopes (PCdoB-CE), e Tadeu Filipelli (PMDB-DF). A deputada distrital Erika Kokay (PT-DF), bancária da Caixa e ex-presidenta do Sindicato, também participou das articulações e esteve presente nas reuniões com os dirigentes das empresas.

A presidenta da Caixa disse estar disposta a negociar com os bancários, independente da proposta que deve ser feita pela Fenaban.

A comissão que vem atuando junto ao parlamento é composta pelos diretores do Sindicato dos Bancários de Brasília Eduardo Araújo, Raimundo Félix e Rosane Alaby, pelo diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec/CN) José Pacheco e por trabalhadores do BB, Caixa, BRB e bancos privados.

SEEB-Brasília vai entregar carta em sessão solene pelos 200 anos do BB

O Senado realiza nesta quinta-feira 16, a partir das 14h, sessão solene em homenagem aos 200 anos do Banco do Brasil. O Sindicato vai participar do evento entregando carta aberta aos senadores sobre a greve da categoria

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar