Menu
Outubro Rosa 2022

Reunião entre Sindicato dos Bancários e Banese termina com avanços

clique para ampliar
Depois de cinco meses de tentativa para negociação da minuta específica dos baneseanos, finalmente, na manhã de hoje, dia 8, a diretoria do Banese recebeu a diretoria do Sindicato dos Bancários para uma conversa que acabou com avanços. Ficou definido que o Banco fará um termo de compromisso, que deverá ser protocolado no Sindicato até a próxima terça-feira, dia 12.

Desta vez, o presidente do Banese, João Andrade, comprometeu-se em formalizar um documento garantindo os direitos dos funcionários que já estão sendo praticados pelo Banco. Portanto, parte das cláusulas contidas na minuta - tão cobrada pelo sindicato - já está sendo cumprida, e muitas delas não representam nenhum custo para o Banco.

"Essa demanda que vocês estão pedindo pode ser aprimorada. Nós faríamos um termo de compromisso de mantermos esses direitos garantidos até o mês de agosto, e essa discussão volta à pauta em setembro para a Convenção Coletiva 2008/2009", propôs o presidente do Banese.

A proposta de formalizar um termo de compromisso com a manutenção dos direitos que já estão sendo praticados normalmente pelo Banco foi bem recebida pela Diretoria do Sindicato. "A idéia é não sairmos daqui como vencidos ou vencedores, mas garantindo os direitos dos baneseanos. Tem alguns itens que têm custo e outros que não têm custo nenhum. Hoje o Banco se transformou e é com base nessa outra empresa que queremos avançar", defendeu José Souza, presidente do Sindicato.

"Vamos dar uma resposta ao documento do Sindicato. Pelas projeções dos nossos resultados para este semestre, sabemos que é possível manter esse compromisso com os baneseanos e com o sindicato, sem o risco de comprometer a saúde financeira e econômica da instituição", afirmou João Andrade.

Representando o sindicato, além do presidente José Souza, estavam os diretores Luiz Alves (Lula), José Américo, Ivânia Pereira, Edson Moreira e Augusto Cezar Barboza. A advogada Meirivone Aragão e o economista Luiz Moura, coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese/SE - também estavam presentes.

Pelo Banese, além do presidente João Andrade, participaram os demais diretores: Augusto dos Santos,  Vera Lúcia de Oliveira, Carlos Alberto Tavares e Edson Caetano. Os advogados do banco, Washington Souza e Juvenal Rocha, também estavam presentes.  

Texto: Edivânia Freire - Foto: Janaína Santos/ASN

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar