Menu
Outubro Rosa 2022

SEEB-BA lança campanha salarial em Salvador

Para dar início a um momento decisivo para a categoria, o Sindicato da Bahia lançou, na sexta-feira, a campanha salarial 2008, na praça da Inglaterra, Comércio, tradicional de ato dos bancários. O evento contou com as participações do vice-presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto; do presidente regional Bahia da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adilson Araújo; o deputado Álvaro Gomes, ex-presidente da entidade; e a representante da UBM (União Brasileira de Mulheres), Graça Gomes.

Diante da confirmação dos altos lucros do setor financeiro no semestre, que mostra a condição dos bancos em cumprir as reivindicações, o lançamento foi marcado pelo protesto contra a ganância dos banqueiros e a exploração sofrida por bancários e clientes. Não é por acaso que o tema da campanha deste ano faz alusão às Olimpíadas, pois os empregados têm de se virar para ultrapassar limites a fim de atingir metas abusivas, acompanhadas de constante assédio moral.
Foi destacada a importância de a luta ser conjunta com a sociedade, lembrando que a greve da categoria não é contra a população, mas em defesa de direitos sociais. O ato atraiu o público e alertou os bancários para a necessidade de fortalecer a campanha salarial.

Novidades - Junto à pauta de reivindicações, foram lançados também o hotsite e o mascote da campanha na Bahia. O meio eletrônico proporcionará cobertura exclusiva das atividades, das mobilizações e funcionará como ferramenta de interatividade entre bancários e o Sindicato.
O acesso ao hotsite será permitido a partir desta semana e se dará através do site do Sindicato dos Bancários da Bahia.
O mascote, que se tornará a marca da campanha salarial dos bancários na Bahia, expressa as características predominantes do povo baiano, como não poderia deixar de ser.


Festa - Para completar, o ato contou com grande show do forrozeiro Hugo Luna, que atraiu os transeuntes e animou os bancários antes e depois do lançamento. Mesmo sob chuva, o clima do arrasta-pé não esfriou.
Baianas distribuíram acarajé para a população, o que já é uma marca no lançamento das campanhas salariais dos bancários na Bahia.


Mobilização - A partir desta semana, diretores do Sindicato da Bahia começam as visitas às agências para apresentar a pauta de reivindicações e dar início às manifestações. A aproximação com os bancários dá mais força para a luta por conquistas. "Pouco a pouco, conseguimos conquistas importantíssimas para a categoria, conseqüência das mobilizações", disse Hermelino Neto, vice-diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, que garantiu estarem os bancários prontos para grandes embates.

Foram destacadas pelo presidente da CTB-BA, Adilson Araújo, como importantes conquistas para o trabalhador, a ampliação da licença maternidade, embora precise do reconhecimento por parte das empresas, a aprovação da ratificação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do fim do fator previdenciário.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar