Menu
redes sociais 2023

1º Grito da Terra Sergipe deve reunir 2,5 mil pessoas

A Fetase -  Federação do Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe - realiza amanhã, dia 23, o 1º Grito da Terra Sergipe. A mobilização deve contar com um público estimado em 2.500 pessoas. A pauta reúne uma série de reivindicações para reforma agrária, agricultura familiar e políticas públicas para o campo, de acordo com a diretora-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Lúcia Moura.

Uma Reforma Agrária justa e igualitária; a promoção da regularização fundiária nas áreas dos projetos do Governo do Estado; criação da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar; realização de concurso público para Emdagro; implementação de uma política ampla e ágil de habitação rural; a reabertura e/ou criação de novas delegacias em povoados e comunidades rurais são algumas das principais reivindicações da categoria.

A concentração acontecerá às 8h30 em frente ao Cemitério Santa Izabel, no bairro Santo Antônio, em Aracaju. De lá, os participantes seguirão para a Assembleia Legislativa onde deverão ficar até as 14 horas. "Já encaminhamos nossa pauta de reivindicações para o Governo do Estado desde o dia 7 deste mês. Queremos que o governador nos chame para uma audiência.

De acordo com Moura, ainda consta na pauta de reivindicações a realização de campanha estadual de prevenção de acidentes de trabalho no campo; criação de equipes do Programa Saúde da Família Rural; o início imediato das aulas do Projovem Campo; bem como assegurar condições para efetiva implementação da Lei Maria da Penha nos Municípios do Estado; e combater o êxodo rural a partir de políticas públicas que atendam os interesses da juventude, com ênfase à educação e ao crédito;

"Também reivindicamos a criação de um programa de educação ambiental voltado para o trabalhador rural e maior rigor na fiscalização dos empréstimos para aposentados e pensionistas do meio rural", concluiu a diretora-presidente da Fetase em Sergipe.
 
Texto: Andréa Vaz, do JC

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar