Aprovada desfiliação da Federação da CUT

O 10° Congresso da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEB-BA/SE), realizado no sábado, dia 24 de novembro, em seu auditório, aprovou a desfiliação da entidade da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a filiação à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil (CTB), que será criada nos dias em Congresso, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, em Belo Horizonte.
A maioria dos depoimentos dos delegados presentes foram em defesa da desfiliação da Federação da CUT, por acharem que a central cutista não atua mais eficazmente na luta pelos interesses dos trabalhadores. Para Everaldo Augusto, vereador de Salvador pelo PCdoB e diretor de formação da FEEB-BA/SE, a nova central será "uma alternativa de construção de luta dos trabalhadores". "Não queremos fazer um acerto de contas com a CUT. Vivemos em um novo momento, um novo quadro político, que exige uma nova estratégia para a classe trabalhadora, uma nova proposição de sindicalismo para este novo momento", concluiu.
Na avaliação do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), "mais uma vez a entidade sai na frente com a ousadia de se filiar a uma nova central, que será um novo instrumento de luta dos trabalhadores". Para ele, a central dará passos para a conquista de uma sociedade mais justa e igualitária.
Além da aprovação da desfiliação da CUT, o congresso aprovou outras resoluções políticas, como a indicação para a construção da Campanha Unitária de Contratação Coletiva Nacional 2008, através do Congresso Unitário dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro, com a participação das outras centrais sindicais. Participaram do 10° Congresso, 97 delegados dos sindicatos filiados à Federação:
SEEB/BA - 35
SEEB/Extremo Sul - 06
SEEB/Feira de Santana - 08
SEEB/Itabuna - 07
SEEB/Irecê - 06
SEEB/Ilhéus - 06
SEEB/Jequié - 05
SEEB/Vitória da Conquista - 08
SEEB/Sergipe - 16
SEEB/Jacobina - enviou um observador