Aumentam os casos de violência contra mulheres na Bahia
Comparando os dados da Secretária de Segurança Pública o Estado da Bahia (SSP- BA), entre os meses de janeiro e fevereiro, em 2020 houve aumento n no número de mortes de mulheres pela primeira vez desde 2014. No acumulados dos dois primeiros meses do ano 25 mulheres foram mortas.
Ainda não se sabe se os casos se enquadram como feminicídios, quando a mulher é morta justamente apenas por ser mulher, mas o fato é: mais mulheres estão sendo mortas. No ano passado, 113 mulheres foram assassinadas em Salvador e Região Metropolitana, 18,9% a mais do que as 95 mortas ao longo de 2018.
Além de mortas, as mulheres também estão sendo cada vez mais alvo de violência sexual. De 2009 a 2017, esse tipo de registro cresceu 887% na Bahia. Neste intervalo de oito anos, 6.975 mulheres sofreram algum tipo de violência sexual no estado. Em Salvador, nesse período foram registrados 2.464 casos.
E esse é o resultado de um machismo presente na base da sociedade, em que o valor da vida de uma mulher sempre é menor do que a vida do homem e os homens não são educados para respeita-las.

