Cai diferença entre Sudeste e Nordeste
O Nordeste diminuiu a diferença de desenvolvimento medida pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em relação à região Sudeste, a mais desenvolvida do País. O dado faz parte do IDS-BNDES (Índice de Desenvolvimento Social) de 2006, divulgado pelo banco ontem.
Em 1995, o indicador do Sudeste era 4,5 vezes maior do que o do Nordeste. A diferença caiu para 2,4 vezes, de acordo com o levantamento mais recente. Contribuíram decisivamente, segundo o superintendente da área de pesquisa e acompanhamento econômico do BNDES, Ernani Torres, o aumento da renda na região mais pobre do País, maior acesso à água e maior tempo das crianças nas escolas locais.
´Em relação à renda, as políticas sociais do governo Lula explicam o avanço do Nordeste. Houve avanços nas áreas de saúde e educação, mas ainda são notados dois países. Um, socialmente mais desenvolvido, é formado pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O outro, menos desenvolvido, é composto pelo Norte e Nordeste´, afirmou Torres.
No geral o Sudeste passou de 0,74 em 2005, para 0,77 no ano passado; em seguida veio o Sul, que passou de 0,68 para 0,71, e o Centro-Oeste, de 0,61 para 0,65. A região Norte subiu de 0,36 para 0,39 de avaliação, e o Nordeste veio depois, passando de 0,30 para 0,35.
Em 1995, o Nordeste tinha 0,13, bem atrás do Norte, com 0,32. O Sudeste também liderava o índice, com 0,64, seguido pelo Sul com 0,54 e pelo Centro-Oeste, com 0,44. ´Mais de uma década depois, nota-se a concentração dos dois grupos. Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão mais agrupados. Bem abaixo, Nordeste e Norte já encontram-se bem próximos.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste