Clientes insatisfeitos podem fazer a reclamação através das ouvidorias
Na última semana, o Banco Central divulgou relatório sobre o número de queixas aos bancos no mês de setembro. O crescimento nas reclamações é alarmante. Se compararmos os registros de julho a setembro, o resultado é um aumento de 32,25%. Em relação ao número de reclamações por descumprimento de prazos, como o pedido de um extrato bancário, o salto é ainda mais assustador, passando para mais de 140%.
Mas, a população pode denunciar o desrespeito dos bancos através de algumas ferramentas. Um exemplo são as ouvidorias instaladas nas empresas para receber as reclamações e responder em um prazo máximo de 30 dias o problema. A queixa pode ser registrada através dos sites dos bancos ou por telefone (confira o quadro abaixo).
A criação do departamento em todas as instituições financeiras em atuação no país foi determinada pelo Banco Central, e desde 1º de outubro as empresas devem manter o setor e cumprir normas definidas pelo BC.
Telefones de Ouvidorias
BNB - 0800-7283030
Banco Central-0800-9792345
Itaú - 0800-5700011
Bradesco - 0800-704 8383
Caixa - 0800-725 7474
ABN Real - 0800-286 8787
BB - 4004-0001 (Capitais) e 0800 729 0001 (Demais localidades)
Santander - 0800-726 0322
Fonte: SEEB/BA