Começa nesta terça (21), em Brasília, a manifestação das mulheres trabalhadoras rurais
Cerca de 50 mil mulheres trabalhadoras rurais, vinda de todo o País, se reúnem em Brasília nesta terça-feira (21/8), para a Marcha das Margaridas 2007. As trabalhadoras ficaram acampadas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade até o dia 22/8, quando marcharão até a Esplanada dos Ministérios e farão ato político em frente ao Congresso Nacional. A abertura do encontro acontece às 10h, na tenda que será montada na parte externa do Pavilhão.
Ainda no dia 21/8, à tarde, as mulheres se reúnem em cinco mesas de debates simultâneos. As ministras Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, e Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, além de Maria da Penha, símbolo de luta contra a violência doméstica, participam, às 15h, do debate sobre o combate à violência. Outros temas como previdência rural, emprego, renda e agroecologia também fazem parte da programação.
A Marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e CUT, e tem como parceiros Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MTR-NE), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Côco Babaçu (MIQCB), Movimento de Mulheres da Amazônia (MMA), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe (REDELAC) e Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (COOPROFAM).
Economia Solidária
Além das atividades políticas, a Marcha das Margaridas será um espaço para as trabalhadoras rurais exporem produtos elaborados por elas. A Feira Solidária das Margaridas será um momento de socialização e troca de produtos com base nos preceitos da economia solidária.
Quem foi Margarida Alves
A mobilização das mulheres trabalhadoras rurais recebe o nome de Marcha das Margaridas em homenagem à ex-líder sindical paraibana Margarida Maria Alves. Ela foi assassinada em 1983, na porta de sua casa, por latifundiários do Grupo Várzea, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba.
O que é a marcha?
A Marcha das Margaridas é uma estratégia política construída e consolidada pelas mulheres trabalhadoras rurais para combater a fome, a pobreza, a violência sexista e construir um novo Brasil com justiça, paz e igualdade de gênero.
"2000 Razões para Marchar Contra a fome, a pobreza e a violência sexista". Com esse lema, em 2000, foi construída a primeira Marcha das Margaridas articulada com a Marcha Mundial das Mulheres. Esta Marcha culminou com uma grande mobilização em Brasília com cerca de 20 mil mulheres, precedida de atividades diversas em todo o país.
A experiência acumulada no ano 2000 possibilitou a ampliação da Marcha em 2003. Com criatividade, ousadia e habilidade política as mulheres trabalhadoras rurais deram um exemplo de capacidade organizativa. Souberam construir parcerias e as condições para se fazerem presentes em Brasília, com 40 mil participantes dos mais diversos lugares do país.
A maior mobilização de massas organizada pelas mulheres trabalhadoras rurais no Brasil teve como resultados, além da visibilidade e reconhecimento social, a negociação de programas e políticas públicas voltados para o acesso das mulheres à terra, assistência técnica, crédito, políticas sociais e direitos de cidadania.
Em 2007, 50 mil trabalhadoras rurais devem participar da Marcha das Margaridas, em Brasília, no mês de agosto. Até lá trabalhadoras vão promover encontros e reflexões para construir uma mobilização qualificada que atenda às necessidades das mulheres do campo.
As caravanas de mulheres das federações devem chegar à capital às 5 horas do dia 21, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, onde ocorrerão as atividades da marcha. Nesse dia estão previstos debates sobre recursos naturais; mulher, política, poder e democracia; desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do salário mínimo e do trabalho. No local, também será montada a feira solidária das Margaridas que ficará aberta durante todo o dia. No período da noite, grupos regionais formados por mulheres animarão o encontro.
No dia 22 as trabalhadoras rurais iniciam de manhã cedo a Marcha das Margaridas rumo à Esplanada dos Ministérios. Elas se concentrarão em frente ao Congresso Nacional para ler a Carta da Marcha das Margaridas à Sociedade.
A marcha é organizada por Contag e CUT e conta com a parceria do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MTR-NE), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Movimento de Mulheres da Amazônia (MMA), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe (REDELAC) e Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Cooprofam).
Construindo 2007 Razões para Marchar
"Estamos retomando a Marcha das Margaridas com nossa experiência, garra e criatividade. Vamos construir a Marcha 2007, debatendo nossa realidade, necessidades e anseios nas comunidades e municípios. Vamos construir e consolidar parcerias, e com nossa capacidade organizativa traduzir nossos problemas em propostas de mudanças para uma vida digna no campo", informa a coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres e vice presidente da CUT, Carmen Foro.
Por que marchar?
A Marcha das Margaridas é uma mobilização massiva de mulheres, organizadas no movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais, movimentos autônomos e organizações parceiras, tendo por objetivos políticos:
Mobilização - nas comunidades, municípios, regionais, estados, em todo do país, a partir de temas comuns do cotidiano das mulheres trabalhadoras rurais; Denúncia - das condições de vida no campo, da pobreza, desigualdade, violência e exclusão das mulheres das políticas de desenvolvimento; ormação - debate político e análise de temas prioritários para o desenvolvimento sustentável e solidário com igualdade de gênero; Proposição - de ações, programas e políticas para o exercício pleno da cidadania das trabalhadoras rurais; Negociação - da pauta da Marcha 2007 com as reivindicações e proposições de políticas públicas para as mulheres trabalhadoras rurais.
Confira a programação:
Dia 21/08/2007
Manhã:
10:00hs - Ato de abertura da Marcha das Margaridas
Tarde:
14:00hs - Inauguração da Feira Solidária das Margaridas
15:00hs às 18:00hs - Mesas simultâneas de debates:
Democratização dos Recursos Naturais: Terra, água e agroecologia; Mulher, política, poder e democracia; Enfrentamento e combate a violência contra as mulheres;
Previdência Social; Desenvolvimento, distribuição de renda, valorização do salário mínimo e do trabalho.
Noite:
Atividades culturais
Dia 22/08/2007
Manhã:
7:30hs - Caminhada "Margaridas em Marcha à Esplanada dos Ministérios".
9:30hs às 12:30hs - Ato das Margaridas na Esplanada
12:30hs - Retorno ao Parque da Cidade
Tarde:
15:00hs - Plenária: Governo e Margaridas "Pontos negociados da pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas"
16:00hs - Ato de encerramento
16:30hs - Retorno das delegações aos estados de origem.
Outras informações e materiais da Marcha das Margaridas estão disponíveis no site: http://www.contag.org.br/
Mais informações:
Assessoria de imprensa da Contag, pelo telefone (61) 3349 2561, Érika Meneses (61) 8141 7229 e Patrícia Cunegundes (61) 8400 8877