CTB-BA participa de ato em defesa da URV
A CTB regional Bahia e mais oito sindicatos de trabalhadores do serviço público ocuparam as ruas de Salvador a quarta (5) num grande ato em favor do pagamento imediato da URV (Unidade Real de Valor). Com faixas, cartazes, carro de som, fanfarra e com palavras de ordem ”governador é pra valer, chegou a hora de pagar a URV”, os servidores públicos saíram em passeata do Campo Grande a Avenida Sete e retornaram pela Avenida Carlos Gomes, mostrando a força do movimento aos trabalhadores do centro da Capital baiana.
“A Justiça já deu ganho de causa. Chegou o momento agora do governador restabelecer o diálogo com o funcionalismo público. Os segmentos ligados à Justiça, ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público e ao Legislativo já receberam. Não aceitamos a exclusão dos trabalhadores do executivo”, argumenta Adilson Araújo (foto abaixo), presidente da CTB-Bahia.
“Escolhemos o 5 de outubro como o Dia Estadual de Luta pelo Pagamento da URV. Essa é a luta dos servidores públicos que não podem mais ser oprimidos com esta indefinição de pagamento”, diz Marinalva Nunes, coordenadora da FETRAB- Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia.
Por este motivo, organizamos junto a CTB e demais entidades esta paralisação para protestar e pressionar mais uma vez com o governo para que pague a URV dos servidores. “Reivindicamos rapidez no julgamento da reposição salarial de 11,98%, que teria sido a perda resultante da adoção, no Brasil, da Unidade Real de Valor (URV), índice de indexação da moeda na época do lançamento do Plano Real, em 1994”, explica Marinalva.
Para a Assufba Sindicato, que representa os servidores técnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), a manifestação é a denúncia da classe trabalhadora a um direito que não pode mais ser negado, já que já foi pago aos demais trabalhadores do Legislativo e Judiciário. “Esses(Nós) é que o governo escolheu para oprimir negando a concessão do pagamento”, exclamou Paulo Vaz, coordenador Jurídico da Assufba Sindicato.
“A luta pelo pagamento é uma bandeira do nosso sindicato, que representa os médicos. Não tem mais o que protelar. Já foi transitado em julgado, e, agora, o que o governador precisa é chamar os sindicatos para escalonar os pagamentos”, enfatiza o presidente do Sindimed, José Cayres.
“A intenção desse ato é unificar o conjunto dos trabalhadores porque entendemos que este é um direito politico. Esse direito foi retirado dos trabalhadores em 94 por um Plano Econômico. Então, isso é o resgate de uma dívida histórica do governo com os seus trabalhadores”, ressalta Inalba Fontenelle, secretária geral do Sindisaúde e dirigente da CTB.
Para Marilene Betros, coordenadora da APLB-Sindicato, o servidor público baiano está lutando pelo pagamento de um saldo “justo e devido” que o governo deve. “É um percentual que o Supremo reconhece”.
Marcos Mauricio, presidente do Sindpoc, revela que a policia aguarda há 15 anos o pagamento da URV. “O pagamento da URV vai representar o resgate da dignidade da Policia Civil ”.
Adilson Araújo ressaltou que mais uma vez, os trabalhadores e
trabalhadoras mostraram a força e sua luta ocupando as ruas, num
grande exercício democrático. “Estamos pressionado o governo para que
não continue cometendo esta injustiça com a classe trabalhadora”,
finalizou.
Fonte: Daniela Sansão- CTB Bahia (foto 1 e 3: Américo Barros)

