Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

CTB é oficializada no Fórum Sindical dos Trabalhadores

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) já é integrante oficial do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST). O FST, organizado pelo sistema confederativo e por algumas centrais sindicais como movimento de resistência às tentativas de alterar o artigo 8º da Constituição, teve papel importante na crítica à proposta de "reforma" sindical que saiu do Fórum Nacional do Trabalho (FNT).

Defendendo a manutenção da unicidade sindical, da contribuição sindical e do poder normativo da Justiça do Trabalho, o FST demonstrou capacidade de mobilização e forte influência sobre as bancadas parlamentares.


Segundo o coordenador nacional do FST, José Augusto da Silva Filho, a oficialização da CTB é um passo importante.


"Contamos com este importante e novo aliado para que possamos enfrentar as nossas lutas dentro e fora do Congresso Nacional, vindo promover as mudanças necessárias que e4spressem o desejo e a vontade da classe trabalhadora e a defesa na preservação e no fortalecimento de nossas entidades sindicais", diz ele.  


Segundo Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB e representante da central neste Fórum, a oficialização sinaliza a amplitude da luta em torno de algumas questões importantes para os trabalhadores.


"A posição do FST é muita parecida com a nossa, por exemplo, na questão da contribuição sindical porque definimos uma posição contrária a qualquer mudança que coloque em risco a sustentação financeira do movimento sindical", diz ele. Nivaldo


Santana destaca também, como bandeiras comuns, a defesa da unicidade sindical e a luta pelo desenvolvimento com valorização do trabalho.


Fonte: Assessoria de imprensa da CTB

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar