Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Debate sobre o plebiscito da Vale na CUT-BA

30/08/2007


Está definido. O Plebiscito Popular pela Anulação do Leilão da Companhia Vale do Rio Doce vai acontecer de 1º a 7 de setembro em todo o país, e não de 1º a 9, como foi anunciado neste site. Na Bahia, no dia 04/09, às 17h, no auditório da CUT-Bahia, acontece o Debate Sobre o Plebiscito pela Anulação do Leilão da Vale, com a presença de Antônio Carlos Spis, da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).


Plebiscito

O plebiscito terá apenas uma pergunta: "Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce - patrimônio construído pelo povo brasileiro - foi fraudulentamente privatizada, ação que o Governo e o Poder Judiciário podem anular. A Vale deve continuar nas mãos do capital privado?", com opções para sim e não. A sede da CUT-Nacional será a central de recolhimento dos resultados e votos colhidos pela rede da CMS em todo o país.

Os resultados serão enviados ao Governo Federal e ao Congresso Nacional no dia 25 de setembro para que providencias sejam tomadas. A intenção é pressionar o Congresso e o presidente Lula para que o leilão seja anulado definitivamente e a empresa volte para o povo.


Anulação do leilão 

A Vale do Rio Doce foi privatizada em 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso. O valor da venda ao capital privado foi de míseros R$ 3,3 bilhões. Na época, o lucro anual da companhia já era maior do que o valor da venda, além de o patrimônio estar avaliado em R$ 92,64 bilhões.

Além do valor da venda ter sido 23 vezes menor que o patrimônio da Vale, foram apontadas várias irregularidades no leilão, que foi tema de discussões e revolta da população abafadas pela imprensa ligada aos tucanos. O governo Lula e a Justiça têm totais condições de anular o leilão e retomar a empresa, que é estratégica para o estado brasileiro e uma das mais importantes mineradoras do mundo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar