Fórum Mundial de Educação terá como tema Economia Solidária
De acordo com a secretaria executiva, são mais de 400 pôsteres, 31 debates temáticos e atividades culturais em diferentes locais da cidade. Uma delas é a Mostra Mundial de Economia Solidária, que já está sendo realizada desde ontem (26) e vai até sábado (31) na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade. No mesmo local, está havendo a Mostra da Biodiversidade e Sementes Crioulas.
A abertura oficial ocorre amanhã (28), a partir das 14h, na Praça. Segundo a coordenadora do Projeto Esperança-Cooesperança, Ir. Lourdes Dill, a mostra começou antes do Fórum para motivar os moradores da cidade a tomar conhecimento do evento. Os produtos estarão expostos das 8h às 20h.
Cerca de 120 empreendimentos já estão no local e mais alguns devem chegar amanhã. A maioria é proveniente do Estado do Rio Grande do Sul, mas alguns grupos vêm de outros estados brasileiros e de outros países. O caráter dos empreendimentos é tanto urbano como rural. O artesanato e a alimentação são as atividades com maior presença. O Projeto Esperança-Cooesperança vai oferecer lanches, além de alojamento de baixo custo para os participantes da mostra.
"É muito gratificante para os empreendedores solidários essa oportunidade de mostrar seu trabalho, pois eles se sentem parte de um contexto internacional", ressalta Ir. Lourdes, ao lembrar que participantes da África, da Ásia e da América Latina estarão no Fórum. O evento deste ano é o primeiro que vai contar com a mostra de economia solidária.
Na região de Santa Maria, há 28 anos se desenvolve uma reflexão acerca desses empreendimentos e há 21 a Cooesperança (Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores Rurais e Urbanos, vinculada ao Projeto Esperança) atua no local, realizando feiras e abrindo lojas.
Amanhã, dentro da programação do FME, será realizado o Encontro Internacional de Preparação da Feira de Economia Solidária do Mercosul, que vai ocorrer de 11 a 13 de julho de 2008, em Santa Maria. O encontro é aberto a todos que estão envolvidos no evento do Mercosul e das redes de economia solidária do Brasil e países da América Latina.
Serviços:
Projeto Esperança/Cooesperança
Fones: (55) 3223-0219/ (55) 3222 - 8275 - Ramal 16
FME - Fórum Mundial Educação
Fone: (55) - 3218-1271

