GT de Saúde discute Programa de Retorno ao Trabalho/Readaptação com Itaú
O GT de Saúde e Condições de Trabalho do Itaú-Unibanco se reuniu, nesta quarta-feira (18), com o Banco Itaú-Unibanco para tratar dos assuntos pendentes da última reunião dentre os quais se encontram a resposta as reivindicações do movimento sobre o Programa de Retorno ao Trabalho/Readaptação. Na reunião, o banco entregou um documento com essa resposta, que será avaliado pelos representantes dos trabalhadores.
Dentre as propostas, está um dos principais problemas do Programa de Readaptação, instituído pelo banco, que é a não participação do movimento sindical.
CAT - O movimento sindical avaliou que quase não existe emissão de CAT pelo banco. Por isso, solicitou o fluxo de CATs de 2016 e 2017 ao banco. Após a entrega do documento, o GT solicitou a estratificação dos dados por tipo e CID.
Prontuário Médico - O GT reivindicou ao banco a entrega do prontuário médico, que é direito dos trabalhadores. Também foram colocadas em questão denúncias de médicos que se recusaram a entregá-lo. Devido as denuncias o banco informou que será responsável pela emissão do prontuário via correio para o trabalhador que solicitar.
Clínicas credenciadas - O movimento sindical denunciou irregularidades dos prestadores e dos médicos de clinicas credenciadas sobre a omissão da emissão da ASO, informações incorretas, entre outros.
O banco informou que se constatar a veracidade das denúncias poderá descredenciar clínicas, conforme caso ocorrido no Paraná. De acordo com o Itaú, o trabalhador poderá denunciar de forma anônima esse tipo de irregularidade.
Por fim, o encontro deixou claro para o Itaú que o movimento sindical continua encontrando problemas em relação ao processo de afastamento/licenciamento dos trabalhadores que atualmente se encontra na mão dos gestores. O GT e a COE irão avaliar o documento entregue pelo banco com respostas às reivindicações.
Fonte: Contraf

