Indústria cai 9,9% e prova que economia continua afundando
A confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta-feira (1/6) o faturamento da indústria no mês de abril e os dados apontam que o crescimento registrado em março foi revertido, ficando em 3,1%. Em relação ao mesmo período só que no ano passado, houve uma retração ainda maior, de 9,9%.
O emprego também caiu 0,6% na comparação com março. A massa salarial encolheu 0,4% em abril, na série livre de influências sazonais. Somente o rendimento do trabalhador teve alta pelo segundo mês consecutivo. O indicador, que cresceu 0,5% entre março e abril, foi influenciado pelo recuo acentuado da inflação nos últimos meses.
As horas trabalhadas na indústria recuaram 1,3% em abril na comparação com março. Além disso, o setor operou, em média, com 76,7% da capacidade instalada em abril, queda de 0,5 ponto percentual.
Todos os indicadores do primeiro quadrimestre acusaram queda na comparação com o mesmo período de 2016. O faturamento ficou 7,8% menor e as horas trabalhadas 4% abaixo do verificado no primeiro quadrimestre de 2016.
O emprego teve redução de 4,3%. A massa salarial real acumulada no primeiro quadrimestre de 2017 é 4,8% inferior e o rendimento médio está 0,5% abaixo do registrado nos primeiros meses de 2016.

