Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

O quê fazer para participar do Plebiscito Popular?



A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe apóia e participa da Campanha A Vale é Nossa, que reivindica a volta da propriedade da empresa para o Estado brasileiro. A Companhia Vale do Rio Doce foi vendida a preço de banana pelo Governo FHC em 1997 e vem batendo recorde de lucratividade. Abaixo, orientações para formar Comitê pela Anulação da Privatização da Companhia Vale do Rio Doce. 


Quando eu posso votar?

O Plebiscito Popular acontece durante a semana da Pátria, entre os dias 1º a 7 de setembro.
 Mas a coleta de votos pode se estender até o dia 9 de setembro. Tudo depende da possibilidade das organizações responsáveis pelas urnas.  A votação pode ser feita em um único dia ou mais dias, ou então durante todos os dias da semana.  Onde votar? As urnas podem ser organizadas em TODOS os cantos do país.  Para saber onde votar, procure o comitê estadual (a lista de contatos está no site da campanha).  

Se precisar de mais orientações sobre os locais de votação, procure uma das organizações mais próximas de você que estão engajadas na campanha, como: Assembléia Popular, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Grito dos Excluídos Continental, Movimento Pequenos Produtores (MPA), Consulta Popular, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento Evangélico Progressista, Via Campesina, Pastoral Operária (PO), Pastoral Carcerária, Central de Movimentos Populares (CMP), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Cáritas, Comissão Pastoral da Terra (CPT), sindicatos ligados a CUT, Conlutas, Intersindical, Corrente Sindical Classista (CSC), entre outros. 
 

Como eu posso ajudar no plebiscito popular?
 

Você pode montar um Comitê Local para o Plebiscito Popular (no seu bairro, sindicato, condomínio, lugares de grande circulação de pessoas, etc). É simples e ajuda a gerar debates e organizar a população.
 Para formar um comitê local, promova um debate na sua comunidade, trabalhando as quatro perguntas do plebiscito, com a ajuda dos materiais da campanha.  O Comitê Local deve ser responsável pelas urnas e pelo contato com o comitê estadual.  As urnas podem ser montadas em qualquer local. Você pode formar até mesmo uma urna móvel, circulando de carro e coletando votos em lugares de grande circulação de pessoas. 

E o que eu faço para conseguir o material de votação?  

Entre em contato com o Comitê Estadual para fornecer o material de votação e para acertar com o Comitê como passar o resultado do plebiscito, no dia 10 de setembro.
 O Comitê Estadual estará fornecendo o material de votação. Porém, basicamente, você necessita de uma urna, cédula de votação e lista de votação, para anotar o nome e RG de todos aqueles que participam da votação (Veja maiores orientações no site, na parte Cédula e Materiais do Plebiscito).  Materiais de formação da campanha, como cartilhas e DVDs, podem ser obtidos com a Secretaria Operativa da Campanha, pelo contato: (11) 3105-9702 (São Paulo), ou pelo email O endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript para vê-lo..  Além disso, lembramos que cada comitê, cada grupo de pessoas que organiza o plebiscito, tem total liberdade para:  Organizar o debate e produzir seus próprios materiais, a partir do conteúdo que foi disponibilizado na página da campanha.  Reproduzir cartilha, jornais e cartazes publicados na página.  Entrar em contato com as organizações que participam da campanha e que possuem os materiais da campanha (cópia da cartilha, do vídeo da campanha, panfletos, etc).




O Comitê da Campanha


Os comitês populares da campanha são a base fundamental de enraizamento da nossa luta comum em todo o país e em toda a sociedade brasileira. Foi graças a eles que no passado recente, conseguimos sucesso nos plebiscitos da Dívida e contra a ALCA.


Para fundar um Comitê pela Anulação da Privatização da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD reúna seus colegas da faculdade, do colégio, seus vizinhos, seus colegas de trabalho, seus companheiros do sindicato e organize uma reunião para debater o que é a CVRD, como ela foi privatizada, quanto VALE e por quanto foi arrematada.


A reunião pode ser na universidade, na escola, no sindicato, na casa de um colega, na igreja, etc.

As atividades devem ser preparadas cuidadosamente:

Garanta o local com antecedência.

Coloque uma faixa alusiva ao evento e cole cartazes nas redondezas e no local da reunião.

Faça uma boa convocação com panfletos convidando para a atividade.

Se possível confirme o convite dois dias antes por correio eletrônico e/ou telefone.

Faça uma lista de presença com espaço para o nome, telefone e e-mail. Esta lista é fundamental para convocar futuras atividades.

Garanta uma boa exposição inicial sobre a Campanha.

Se precisar de ajuda chame um membro do Comitê Estadual para auxiliar na discussão.

Se você dispõe do equipamento necessário no local solicite um DVD sobre a campanha na Secretaria Operativa. Isto ajuda bastante nos debates.

Não deixe de levar o material da campanha para o debate: panfletos, cartilhas e cartazes para distribuir entre os companheiros no final da atividade.

Faça do debate de fundação do comitê uma atividade capaz de organizar outra ação: Outro debate, uma panfletagem na escola ou universidade, no bairro, etc.

Marque o local, data e hora logo.

Se possível, organize um lanche solidário durante a atividade. Isto a torna mais agradável.

No ato da fundação do Comitê é necessário escolher uma Coordenação com dois ou três companheir@s que fiquem responsáveis pelas finanças, pelo material e a representação do comitê na Coordenação Estadual.

De 1º a nove de setembro estaremos recolhendo os votos do plebiscito popular. É necessário que os comitês discutam os locais de votação, os horários e os companheiros que vão garantir sua realização.

Os Comitês terão que garantir as urnas (caixa box), canetas, listas de votação com espaço para o nome e um documento e, dependendo do lugar de votação, pranchetas ou uma mesa e uma cadeira.

Dentro do propósito de divulgação da campanha, os comitês têm autonomia para realizar outras atividades, festas, confecção e venda de camisetas da campanha, etc.


Mãos à obra e boa campanha!


Fonte: avaleenossa.blogspot.com

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar