Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Países reafirmam solidariedade com Cuba

Adital - Começa amanhã (26) o V Encontro Continental de Solidariedade com Cuba, que será realizado em Quito, no Equador. Até o dia 28 de outubro, pessoas de diversas partes do mundo estarão reunidas na capital equatoriana para participar da agenda de eventos que inclui plenárias, grupos de trabalho, além de uma vasta programação cultural.

De acordo com o presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Sergio Corrieri Hernández, mais de 260 pessoas procedentes de 30 países já confirmaram a presença no Encontro. O número, entretanto, não inclui a delegação do próprio país onde será realizado o evento.

Pelo menos 635 associações de amizade com Cuba já manifestaram o apoio ao Encontro através de mensagens veiculadas no sítio eletrônico de divulgação do evento (http://www.icap.cu/quito/noticias_quito.html)

A delegação que partirá de Cuba será liderada pelo Presidente do Parlamento Cubano, Ricardo Alarcón de Quesada. O grupo vai contar também com a presença do economista Osvaldo Martinez e do reitor da Escola Latino-Americana de Medicina, Juan Domingo Carrizo, além familiares das vítimas do terrorismo anticubano.

Em entrevista à imprensa, em Havana, o presidente do ICAP afirmou que os participantes do Encontro estarão em Quito levantando bandeiras semelhantes. Segundo ele, todos terão como principais razões de luta o combate ao bloqueio econômico dos Estados Unidos, o apoio ao retorno dos prisioneiros "Los Cinco" a Cuba e a necessidade de fazer do movimento solidário um forte meio de divulgação sobre a realidade cubana.

Pelos menos cinco mesas de trabalho estão programadas para discutir questões relacionadas a Cuba e planejar ações para serem implantadas no país. Entre os temas de debate estão o fortalecimento de ações contra o bloqueio dos Estados Unidos, a integração da América Latina e do Movimento de Solidariedade, a constituição de redes de solidariedade com Cuba e a luta pela liberação dos cincos cubanos presos nos EUA.   

Na programação cultural, que teve início ainda no começo desta semana, a atração de destaque será a apresentação de dança e música com artistas cubanos e equatorianos, que será realizado no dia 27 de outubro, no Teatro Nacional de Casa da Cultura. A semana cultural começou com uma mostra de arte intitulada "Cien Fuegos, entre Cuba y Ecuador".

A programação cultural será contemplada ainda com a apresentação de grupos teatrais, lançamentos de livros e a projeção de documentários como o "Desafío", do cubano Roberto Chile.

O Encontro em Quito está sendo organizado pela coordenadora equatoriana de solidariedade com Cuba, em parceria com a Fundação Guayasamín, as Universidades Técnica y de Quito, sindicatos e organizações sociais, além da participação de diversas personalidades.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar