Para Idec, compromisso das instituições financeiras com a responsabilidade social é ilusório
Levantamento recente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela que as oito maiores instituições financeiras com mais de um milhão de clientes no país fazem propaganda enganosa e não investem, de fato, na área da responsabilidade social. A pesquisa foi realizada com base na publicidade que os bancos realizam nos meios de comunicação, utilizando a estratégia de associar suas imagens à responsabilidade social, em especial a proteção à natureza e a mobilização contra o aquecimento global.
Em seu levantamento, não divulgado pelo noticiário dos jornais brasileiros, o Idec avaliou - numa escala de um a cinco - as práticas trabalhistas, ambientais e de respeito ao consumidor. Os bancos envolvidos na pesquisa foram ABN Amro Real, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Santander e Unibanco. Foram-lhes atribuídas notas, que oscilaram entre 1,51 (ruim) a 2,75 (medíocre), numa escala de um a dez.
O ranking foi o seguinte: ABN Amro Real (2,75), Bradesco (2,60), Itaú (2,41), Banco do Brasil (2,21), Caixa Econômica Federal (1,93), HSBC (1,73), Santander (1,51) e Unibanco (1,51).