Prévia do IPCA tem menor taxa para dezembro desde 1998
O IBGE informou nesta quarta-feira (21/12) que o índice de Preços ao Consumidor – Amplo 15 (IPCA – 15), considerado uma prévia da inflação oficial, perdeu força de novembro para dezembro, ao passar de 0,26% para 0,19%. Foi o menor resultado registrado para os meses de dezembro desde 1998, quando registrou 0,13%. O IPCA-15 fechou o ano em 6,58%.
Em dezembro do ano passado, o Índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15 havia ficado em 1,18%.
Devido à mudança da bandeira tarifária, que passou de amarela para verde, o item energia elétrica, do grupo habitação, exerceu o principal impacto para baixo índice do mês, fazendo com que não tivesse o custo adicional de R$ 1,50 por cada 100 kilowatts-hora consumidos.
Influenciou ainda na queda o grupo alimentação e bebidas, que passou de -0,06% para -0,18%, com destaque para o feijão-carioca (-17,24%), a batata-inglesa (-15,78%), tomate (-10,58%) e leite longa vida (-5,4%).
Por outro lado, o grupo transportes teve a maior elevação na variação, pressionado pelas passagens aéreas e multas de trânsito – houve aumento de preços em 1º de novembro em decorrência de alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTC). Seguro de veículo, etanol, automóvel usado e emplacamento e licença também exerceram influência no resultado do grupo. Outros destaques em alta foram cigarro, excursão, empregado doméstico e mão de obra para pequenos reparos.
A estimativa dos economistas mais recente para o IPCA deste ano está em 6,49%, segundo o boletim do Banco Central (BC). Com isso, voltam novamente a prever a inflação dentro do intervalo do sistema de metas. A última vez que o mercado estimou que a meta de inflação deste ano não seria descumprida foi 13 de novembro de 2015, há mais de 12 meses.
O que é o IPCA-15
O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

