Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Problemas de América Latina serão discutidos em Cúpula dos Povos

Adital - Entre os próximos dias 8 e 10 de novembro, enquanto os líderes ibero-americanos estarão reunidos em Santiago (Chile) para decidir o destino político e econômico de paises da América latina e do Caribe, durante a XVII Cúpula Ibero-americana de Presidentes, organizações e movimentos sociais se reunirão na Cúpula pela Amizade e Integração dos Povos Iberoamericanos, na qual serão discutidos temas como a promulgação da Lei Anti Discriminação, que desde 1998 tem tramitado no Congresso chileno.

Em entrevista à Adital, a socióloga e jornalista Galy Chávez, a qual é integrante da comunicação do evento, disse que a Cúpula será um momento muito importante para a aprovação da Lei, assim como será um espaço para a participação mais ampla de muitas organizações chilenas nas mesas de debate organizadas sobre temas importantes, como justiça social e ambiental.

Segundo ela, "outra meta na qual aponta a Cúpula é a inter-relação e proximidade entre movimentos e organizações sociais da América Latina que se opõem ao modelo neoliberal".

Para mais informações:
http://www.cumbredelospueblos2007.cl/


Adital - Quais são, de fato, os resultados que poderão ser obtidos na Cúpula?

Galy Chávez - O primeiro resultado concreto que já conseguimos foi a enorme acolhida por parte de muitas organizações chilenas, dispostas a participar ativamente nas mesas de debate organizadas sobre temas importantes em nosso país. Por exemplo, o tema da justiça social e ambiental. O conflito de Pascua Lama (projeto mineiro que envolve Argentina e Chile) será um dos assuntos que gerará a atenção do governo enquanto as leis que regem esse país, neste aspecto.

Adital - Qual é a importância de se realizar eventos como este?

Galy Chávez - Atrevo-me a assegurar que as autoridades do governo estão atentas diante das perspectivas ao futuro imediato, em relação à recomposição do tecido social e as alianças entre organizações estudantis, ambientalistas, de trabalhadores, como também do mundo acadêmico.

Adital - Um dos pontos de reivindicação é a promulgação da Lei anti Discriminação. Vocês acreditam que o encontro é um passo importante para conseguir sua promulgação? 

Galy Chávez - O tema da discriminação, especialmente, com os povos originários, também será muito relevante. Existe um projeto de Lei que dorme no Congresso desde 1998. Parece-me que será um tema que sairá na resolução que será entregue aos Presidentes da Cúpula Oficial. Efetivamente, o encontro será muito importante para conseguir a promulgação desta lei. 

Adital - Quais são as expectativas da organização com respeito à participação dos movimentos sociais? 

Galy Chávez - Outra meta na qual aponta a Cúpula é a inter-relação e proximidade entre movimentos e organizações sociais da América Latina que se opõem ao modelo neoliberal. Para o Chile, é de especial relevância este tema, já que a política exterior de nossos governantes se esqueceu dos vizinhos. Não fizeram acreditar que somos os desenvolvidos da América Latina, criando, com isso, um verdadeiro mito social.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar