Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Seminário discute criação da CEAPLER em Conquista

Os participantes do Seminário levantaram os problemas enfrentados pelos acometidos de LER/DORT
Durante dois dias, 29 e 30 de novembro, trabalhadores conquistenses puderam debater sobre as LER/DORT no Seminário "Construindo Redes Para a Cidadania", promovido pelo Centro de Estudo, Prevenção e Apoio aos Portadores de LER/DORT (CEAPLER). O principal objetivo do encontro foi o de discutir a criação e a instalação do núcleo do CEAPLER em Vitória da Conquista, a fim de oferecer assistência aos lesionados.

No encontro os participantes do Seminário levantaram os problemas enfrentados pelos acometidos de LER/DORT e elaboraram estratégias das primeiras ações a serem feitas para a efetivação do núcleo da CEPLER no município. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região apóia a iniciativa, como apoiou a realização do evento, por entender que esta é uma forma de luta contra as mazelas do capitalismo.

Presidente da CEAPLER de Salvador, Maria Ângela da Mata
O CEAPLER é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública no Estado, que visa desenvolver programas voltados para a prevenção, apoio e reabilitação de pessoas acometidas por doenças por esforços repetitivos. Para a presidente da CEAPLER de Salvador, Maria Ângela da Mata, a instalação de um núcleo da entidade em Vitória da Conquista é um avanço na organização do movimento social. "O acesso à informação por parte dos acometidos é a grande importância desse novo núcleo que está se formando. Hoje, há uma grande dificuldade entre os lesionados em se informar devidamente sobre esse assunto, conhecendo o que diz a Lei Previdenciária e as Diretrizes do SUS", explicou a presidente. "Vai ser uma forma de organizar os trabalhadores da cidade, articulando-os na busca dos direitos deles", concluiu.

As Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, mais conhecidas por LER/DORT, são hoje as principais doenças relacionadas ao trabalho, responsáveis por cerca de 60% a 70% dos casos registrados na Previdência Social. Em decorrência da sobrecarga de trabalho, atingem o Sistema músculo-esquelético, principalmente nas regiões dos membros superiores, ombros, cintura e pescoço. Os principais sintomas são: dor, edema, diminuição da força muscular, formigamento, sensação de peso, diminuição da sensibilidade e do controle dos movimentos.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar