Menu
redes sociais 2023

Trabalhadores eram mantidos como escravos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou cinco homens em condições semelhantes à escravidão em uma fazenda na zona rural do município de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia.

De acordo com a polícia, os trabalhadores foram encontrados dormindo dentro de um curral, ao lado de cavalos, em camas improvisadas, sem sanitários e sem condições mínimas de higiene, apenas com um fogareiro aceso ao lado dos colchonetes de espuma.

Além das condições desumanas que se encontravam, os empregados não possuíam carteira de trabalho assinada, não realizaram exames médicos admissionais e trabalhavam sem qualquer tipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI). As carteiras de trabalho e guias para a liberação de três parcelas do seguro-desemprego só chegaram nesta última terça-feira (31/5), após dois meses de trabalho.

Em decorrência das condições precárias do alojamento, eles foram levados de volta às suas residências no município de Itambé/BA. O proprietário da Fazenda Rancho Fundo foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal (PF) em Vitória da Conquista.

O procurador do Ministério público do Trabalho Ilan Fonseca, que participou da operação, disse que vai solicitar o pagamento das rescisões no valor aproximado de R$ 20 mil. Ainda será ajuizada uma ação civil pública junto à Vara do Trabalho solicitando uma indenização pelos danos morais individuais e coletivos praticados, além do pedido de expropriação da terra. O alojamento foi interditado e os serviços só serão reiniciados após a correção das irregularidades encontradas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar