Menu
redes sociais 2023

50 anos de resistência revolucionária contra o capitalismo e o imperialismo

João Batista Lemos A revolução cubana completou 50 anos em janeiro deste ano, marcando a trajetória de resistência heróica e gloriosa de um povo contra um império arrogante e criminoso. Hasteando a generosa bandeira do socialismo, os revolucionários enfrentaram desafios aparentemente insuperáveis, cumprindo destacar:

- O bloqueio da mais poderosa economia capitalista que o mundo já conheceu;
- A invasão da Baía dos Porcos, em 1961;
- Inúmeras chantagens e agressões, assim como tentativas de assassinar o comandante Fidel Castro;
- O "período especial" que acompanhou o colapso da União Soviética
- A ofensiva neoliberal no plano das idéias, da política e da economia.

A revolução enfrentou tudo isto. Sobreviveu e se fortaleceu garantindo notáveis conquistas no campo social e um padrão de vida modesto, mas digno para o conjunto da sua população, sem exclusão. A revolução está mais forte do que nunca, conforme acentuou o presidente Raúl Castro, e se prepara para enfrentar novos desafios, temperando e renovando na luta contra um inimigo inescrupuloso e vingativo o espírito revolucionário do povo. Eu tive o prazer e a honra de presenciar, no 1º de Maio deste ano, o entusiasmo com que centenas de milhares de cubanos celebraram os 50 anos da revolução e os 70 anos da criação da CTC (Central dos Trabalhadores Cubanos).

Os ideais humanistas do socialismo extrapolam as fronteiras da brava ilha caribenha. Inspiram a consciência social em todo o mundo, constituem uma força poderosa que em muito contribui para manter acesa a esperança libertária da classe trabalhadora.

Os líderes da revolução cubana são porta-vozes da consciência avançada da nossa época, personalidades respeitadas, admiradas e reverenciadas pelos povos em todos os cantos do globo. No Brasil não é diferente. Neste momento, em que o capitalismo mundial vive uma das mais graves crises da sua história, o exemplo da revolução cubana ganha maior força e se projeta como uma chama do futuro, um futuro radiante, um futuro socialista.

Viva os 50 anos da revolução cubana
Viva o socialismo
Morte ao capitalismo
Morte ao imperialismo
Pelo fim do bloqueio imperialista

João Batista Lemos, secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar